12 livros infantis para ler com os avós

12
Este é um dos 12 livros que os seus netos vão adorar e com eles os avós terão momentos deliciosos lendo histórias para as crianças

Por Jorge Luiz de Souza

Novo estudo confirma a importância de se ler para as crianças

A equipe de curadoria do clube de leitura de livros infantis Leiturinha selecionou 12 sugestões sobre vovôs, vovós e netinhos. É uma dica valiosa para os avós que querem passar bons momentos lendo histórias para os netos.

Você certamente já ouviu falar da importância de os adultos lerem para as crianças. Agora, um novo estudo feito por uma instituição australiana especializada em pesquisas sobre crianças, o Murdoch Institute, avaliou 450 famílias e confirmou que o desenvolvimento da linguagem é maior quando o pai lê para a criança.

Vamos então conhecer as 12 sugestões.

12

1

Avô, conta outra vez 12

Editora: Peirópolis

Autor: José Jorge Letria

Ilustrações: André Letria

Este livro mostra que certas pessoas nascem com o dom de contar histórias e estas pessoas são chamadas avós. Eles parecem saber sobre todas as coisas – o mundo, acontecimentos mirabolantes, seres mágicos. O tempo passa e às vezes acabamos por esquecer da importância que essas histórias têm em nossas vidas. Seus livros preferidos acabam por ganhar poeira e as memórias, por sua vez, são apagadas. Esta obra lembra que palavras são capazes de transmitir além de histórias, mas o valor de toda uma vida!

12

2

O avô de Margareth

Editora: Lê

Autor: Vera Dias

Ilustrações: Jarbas Juarez

Conta a história de um avô como tantos outros… Ele tem centenas de histórias para contar – estar com ele é uma verdadeira viagem no tempo. Mas ao mesmo tempo, havia nele algo muito diferente e a neta conseguia ver. Este é um livro sobre amor e respeito, que expressa o valor que um gesto acolhedor pode significar.

12

3

Olhando para dentro 12

Editora: Saraiva

Autora: Alina Perlman

Ilustrações: Daisy Startari

Este livro conta a história de Fernando e seu avô. Ao saber que o avô estava se mudando para a casa da família, o menino se revolta. Ao imaginar que terá que dividir o espaço com um velho, o menino fica desesperado. Mas, entendendo a importância dele ao seu lado, o pequeno compra um gravador onde seu avô poderá deixar registrado permanentemente suas memórias e suas impressões sobre a vida e o mundo. A obra reafirma a importância do respeito à pessoa idosa, a sua representação na sociedade e também suas fraquezas e limitações.

12

4

Para o Seu Almeida, com um abraço!

Editora: Abacatte

Texto e Ilustrações: Elisabeth Steinkellner e Michael Roher

Este é um livro sensível que mostra como a leveza da infância pode ajudar até os adultos a encontrarem novas maneiras de lidar com a vida. Seu Almeida é um velho, ranzinza e mal educado. Diferente de suas vizinhas, três menininhas adoráveis. Vendo as atitudes erradas e amargas dele, elas resolvem armar um plano para mudar a situação.

12

5

Uma estátua diferente 12

Editora: Saber e Ler

Texto e Ilustrações: Charlotte Belliere e Ian de Haes

Esta é a história de uma velhinha doce e solitária que, ao procurar ajuda para atravessar a rua, foi hostilizada por um rapaz. Assombrada com tamanha malcriação, ela se torna imóvel, como uma estátua. Mas uma inesperada dose de amor e carinho traz de volta seus movimentos e o amor pela vida.

12

6

A bisa fala cada coisa

Editora: Panda Books

Autora: Carmen Lucia Campos

Ilustrações: Marília Bruno

Este livro traz expressões, muitas vezes desentendidas pelos mais novos: será que o céu da boca tem estrelas? E existe multa para quem vive com o pé na estrada? Uma garotinha muito curiosa tenta compreender o significado das frases que sua bisa vive dizendo para ela. As ilustrações cheias de graça e detalhes ajudam na compreensão das expressões coloquiais usadas por esta simpática senhora. E de uma coisa a menina tem certeza: tem frase que significa amor!

12

7

Um casório na Lua 12

Editora: Abacatte

Autora: Neusa Sorrenti

Ilustrações: Simone Matias

Esta obra conta, de forma sensível, a história de crianças que passam a conviver com as modificações causada pelo Mal de Alzheimer, doença que compromete a saúde dos avós. Com a capacidade de se adaptar e de imaginar, eles passam a compactuar com os divagações dos avós. Em todo o texto, prevalece o clima de respeito e compreensão, assim como a compreensão das experiências vividas pela mãe e pela cuidadora, sempre preocupadas e atentas até o momento final da vida das personagens.

12

8

O dia que minha avó envelheceu

Editora: Cortez

Autora: Lúcia Fidalgo

Ilustrações: Veruschka Guerra

Este é um emocionante relato de memórias do cotidiano de uma neta e uma avó comprometida pelo Mal de Alzheimer. Os esquecimentos passam a comprometer a amada avó e o que resta a neta, são lembranças de sua infância na medida em que sua avó se distancia cada vez mais do mundo e das pessoas.

12

9

A avó virou bebê

Editora: Panda Books

Autora: Renata Paiva

Ilustrações: Ionit Zilberman

A pequena Sofia mora com seus pais em uma vila, onde também vive sua vó Dorinha, com quem ela ama passar maior parte do tempo. De repente, Vó Dorinha não parece mais a mesma! Agora, ela faz coisas estranhas como abotoar sua própria blusa de forma errada. Vovó tem Alzheimer e Sofia irá aprender que não existe remédio melhor para isso a não ser paciência, amor e carinho.

12

10

Carta de um menino para a pior avó do mundo

Editora: Autêntica

Autora: Neusa Sorrenti

Ilustrações: Aline Abreu

Este livro conta a história de um menino que pede para seu avô digitar um e-mail para a avó que, mesmo que viva nestes tempos modernos, preserva a figura de afeto e confiança.

“*Vovó (assim mesmo, sem “querida”)*, Esta carta que eu estou ditando pro vovô porque estou com pressa, e ele escreve bem rápido, e você leva dois dias pra abrir os e-mails, é pra dizer que você é a pior avó deste mundo.”

12

11

Tem um avô no meu quintal

Editora: Quinteto

Autora: Tânia Alexandre Martinelli

Ilustrações: Camila de Godoy Teixeira

Esta obra conta a história de um menino que era o xodó de sua avó, passava horas em seu quintal cheio de árvores frutíferas. Até que descobre que sua avó irá se casar. Ele, então, fica morrendo de medo de perder o lugar no coração da sua amada vovó. Mas irá entender muito sobre o quão bom pode ser ganhar mais um amigo em sua vida.

12

12

Vovó delícia

Editora: Melhoramentos

Texto e Ilustrações: Ziraldo

Neste título, o autor Ziraldo mostra que as avós de hoje mudaram muito em relação às de antigamente, que ficavam sentadas na cadeira de balanço, fazendo crochê. Hoje, elas são bem mais ativas: vão à academia, dançam, vão à praia, amam e sofrem por amor.

 

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

A Ilha do Vovô

Declaração de amor aos pequenos leitores

O livro ideal conforme a idade da criança

Seis livros infanto-juvenis sobre avós

O papagaio que não queria repetir

É um livro ou um brinquedo?

O amor infantil pelo futebol

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. 

 

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo