Abecedário de Personagens do Folclore

Folclore
O Boitatá, no livro que também tem Saci-Pererê, Uirapuru, Curupira, Anhangá, Bicho Papão, Cabra Cabriola, Mapinguari e muitos outros

Por Jorge Luiz de Souza

  As maravilhosas histórias de 141 personagens do folclore brasileiro

► Todo ano, em agosto, as escolinhas brasileiras já sabem: é a época de ensinar às crianças um pouco sobre o folclore. E como as crianças adoram! E a cada ano novos livros surgem para estimular a transmissão do folclore para as novas gerações.

Destacamos entre as novidades desta ano um volume bem volumoso: o “Abecedário de Personagens do Folclore – E Suas Histórias Maravilhosas”, de Januária Cristina Alves, com ilustrações vibrantes e coloridas de Cezar Berje.

Folclore

A capa do livro e dois de seus muitos personagens: Saci-Pererê e Curupira

São 141 personagens nacionais apresentados por verbetes. Com isso, não é bem um livro para crianças, mas para adultos e adolescentes se informarem para serem capazes de transmitir esse rico conteúdo para as crianças.

Para cada personagem, uma descrição em forma de dicionário com sua história, as principais características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece.

Folclore

Mais dois personagens: o Anhangá e a Cabra Cabriola

A autora tem décadas de pesquisas no assunto. “Queria muito contemplar as regiões brasileiras, porque temos muitos Brasis dentro do Brasil, e muitas origens, com os europeus, os índios, os africanos, então eu queria um caldo cultural representativo do que a gente tem de mais significativo”, diz ela.

Alguns personagens já constavam da tradição indígena antes da chegada dos europeus. Outros são bem recentes, de poucas décadas atrás. É um livro que não precisa ser ligo em sequência, podendo o leitor a cada dia escolher um personagem a esmo.

Lançamento no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, no sábado, dia 26 de agosto, a partir das 14 horas, com uma apresentação dos repentistas Sebastião Marinho e Luzivan Mathias, seguindo com contação de histórias por Giba Pedroza, bate-papo com os autores Januária Cristina Alves e Cezar Berje, o show Mitos Brasileiros, com o grupo Parampará e finalmente a sessão de autógrafos com os autores a começar por volta das 18 horas.

Folclore
Folclore

Uirapuru, como aparece no livro, em ilustração de Cezar Berje

Veja neste link do Facebook vídeo do cartunista Mauricio de Sousa comentando o livro ““Abecedário de Personagens do Folclore”:
https://www.facebook.com/events/674009472800805/permalink/679515045583581/

Serviço

“Abecedário de Personagens do Folclore – E Suas Histórias Maravilhosas”
Autora: Januária Cristina Alves
Ilustrações de Cezar Berje
Edições Sesc São Paulo e FTD Educação
2017, 416 páginas (15 x 22 cm – 589g)
R$ 44,00

E mais…

Veja também no portal avǒsidade:

É uma galeria ou uma biblioteca?

A Ilha do Vovô

Dodu, o novo herói português de animação

Declaração de amor aos pequenos leitores

O livro ideal conforme a idade da criança

♠ ♣

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e o mais novinho que chega com a próxima primavera

Posts relacionados

*

Topo