Por Fábio Ancona Lopez
● ● Palavra de especialista: o papel dos avós é ensinar o amor
► Quem já é avô deve ter idade entre 50 e 80 anos, aproximadamente. Este fato implica em que os mais velhos podem ter vivenciado as emoções do fim da Segunda Guerra, do suicídio de Getúlio Vargas, do golpe e da violência da ditadura militar a partir de 1964, das manifestações contra a intervenção norte-americana no Vietnã, da Guerra Fria.
Na mesma linha vêm os eventos mais recentes, seguramente vividos também pelos avós mais jovens: a derrubada do muro de Berlim, com todas suas consequências, a crise migratória no mundo, as guerras localizadas na África e Oriente Médio e, praga do mundo atual, atentados terroristas por motivos políticos e massacres de inocentes por indivíduos que agem isoladamente, sem motivos claros, na maioria das vezes.
Com certeza todos, em algum instante, se revoltaram contra a violência que acompanhou esses eventos e, de alguma forma, tomaram posição contra eles.
Em situações de polarização política, como é o momento atual do Brasil, a violência tende a recrudescer, especialmente se existir uma pregação belicosa de algum lado.
Corrente a favor violência
Sem entrar aqui no mérito do comportamento político dos atuais governantes, é importante deixar claro que deve ser uma posição de todo o meio social o repúdio a qualquer simbologia de violência.
Infelizmente, chegamos a um ponto em que crianças aprenderam que fazer um gesto simbolizando uma arma passou a ser natural, como forma de expressar uma posição política.
Coloco para os avós de qualquer opinião em termos ideológicos: você daria uma arma de presente para seu neto ou neta? Você gostaria que nas brincadeiras deles a violência e a morte estivessem sempre presentes?
Tenho certeza que a maioria absoluta responderia que NÃO a essas questões. Estatísticas confiáveis nos mostram que onde há mais armas há mais violência e mortes.
Vamos então nos conscientizar de que um dos papéis mais importantes dos avós é ensinar o amor, a aceitação de diferenças e a valorização da paz e vamos formar uma verdadeira corrente em favor desses ideais que devem ser permanentes para todos os seres humanos.
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
▲ ▼ ▲
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
E mais…
Veja também no portal avŏsidade:
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!
Fábio Ancona Lopez é médico com experiência de mais de 50 anos de exercício da Pediatria e especialização em Nutrologia; é professor titular aposentado da Disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo; é autor do livro “Avós e Netos – uma forma especial de amar – manual de convivência”, além de ser também um avô muito experiente