Saúde

Dr. Hidalgo: Degeneração macular relacionada à idade

Entenda como acontece: as células da mácula convertem a luz em impulsos elétricos e os transferem para o cérebro via nervo óptico

Palavra de especialista: tratar logo melhora os resultados

A retina é a parte interna do olho responsável pela formação da imagem. Funciona como uma tela que projeta as imagens enxergadas. Na região central da retina, temos a mácula, uma estrutura muito pequena e com uma função muito nobre: permitir que uma pessoa possa ver detalhes e em cores o que está ao seu redor. Degeneração.

As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos. Em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

Quando temos depósito de um material anormal na região da mácula, encontramos a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), ou, em inglês, age-related macular degeneration (AMD), considerada como a causa mais frequente de cegueira em pessoas acima de 65 anos.

O estilo de vida também é um fator para o desenvolvimento e piora da doença. Um ponto importante é que está comprovado que o tabagismo tem efeito prejudicial no aparecimento e progressão da DMRI. Portanto, o abandono do hábito de fumar é uma mudança fundamental no estilo de vida, também para a questão da visão.

Nos estágios iniciais da DMRI, o paciente não tem queixa. Porém, algumas pessoas podem apresentar um embaçamento na visão central. Conforme a DMRI progride, algumas manchas podem se formar no campo visual central. Existem duas formas de DMRI: a seca, que corresponde a 90% dos casos; e a forma úmida, corresponde a 10% dos casos.

Na forma seca, a perda de visão é bem lenta e na forma úmida, aguda e rápida. A forma úmida é a mais agressiva e corresponde a 90% dos casos com grave perda da visão. Na maioria dos casos, se um olho é afetado pela DMRI, o outro olho também poderá desenvolver a doença.

Como diagnosticar Degeneração. Então. Pois. Então. Pois.

Para o diagnóstico, o exame de fundo de olho e os sintomas são fundamentais para suspeitar da doença. O exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é importante para fechar o diagnóstico.

O OCT é um exame não invasivo, de rápida realização e que permite a avaliação das camadas da retina e do perfil da mácula para detectar a presença de edema.

Na forma seca, comprimidos antioxidantes reduzem o risco de progressão em cerca de 25%. Porém, deve ser avaliado com seu oftalmologista a melhor indicação. Atualmente dispomos de medicações que controlam a DMRI úmida, reduzindo o edema da mácula.

São os antiangiogênicos, administrados por meio de injeções intraoculares. Com eles, consegue-se controlar a piora da visão em 90% dos casos, dos quais em 40-50% deles, pode-se conseguir um ganho de visão.

O acompanhamento deve ser feito de perto e, se entre uma consulta e outra, a visão piorar ou começar a ter distorção de imagens, deve-se procurar um especialista. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

 E mais… É. Oi. É. Oi. É. 

Veja também no portal avosidade:

https://avosidade.com.br/dr-marcelo-infarto-agudo-do-miocardio/

https://avosidade.com.br/dr-ricardo-telemedicina-o-que-e-e-como-funciona/

https://avosidade.com.br/dr-carlos-envelhecimento-e-cancer/

https://avosidade.com.br/dra-livia-como-prevenir-o-cancer-de-intestino/

https://avosidade.com.br/dra-juliana-vivendo-com-a-fibromialgia/

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook e no Instagram!

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *