Dra. Renata Guidoni: cuidados devem começar cedo

Cuidados
A médica especializada em cosmetoginecologia dá dicas preciosas para se cuidar desde os primeiros meses de vida até à maturidade

Por Renata Zambon Khatib Guidoni

Palavra de especialista: como garantir a beleza em qualquer época

A nossa beleza é reflexo da nossa saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades. Cuidados.

Portanto, ao cuidarmos da nossa saúde, estamos cuidando da nossa beleza, e isso se inicia já nos primeiros meses de vida.

Algumas patologias da infância podemos evitar se mantivermos uma adequada saúde vaginal das nossas bebês com higiene adequada, limpando bem a vulva nas trocas de fralda, realizar trocas frequentes.

Assim podemos escapar da chamada sinéquia vaginal, na qual há fusão dos bordos dos pequenos lábios vaginais e que podem ser corrigidos com tratamentos tópicos ou cirúrgicos, dependendo do grau.

Ao entrarmos na adolescência, iniciamos um período de muitas transformações da menina com alterações hormonais que favorecem a mudança do corpo, início dos ciclos menstruais, as temíveis espinhas pelo rosto, aumento da lubrificação vaginal (que muitas vezes se confunde com corrimento) e início da atividade sexual.

Este é um período, juntamente com a menopausa, em que a mulher tem as maiores transformações em relação ao corpo. Período este fundamental para a iniciação das consultas ginecológicas periódicas.

Mais madura, mais bonita cuidados

Então somos preparadas para a maternidade, e nesta fase, muitos conflitos emocionais, alterações do corpo, cicatrizes como estrias e as do próprio parto. A mulher se torna mais madura, mais emotiva, mais guerreira e mais bonita…

Cicatrizes? Gordurinhas a mais? Tudo nessa vida tem solução e hoje contamos com diversos tratamentos que nos proporcionam melhora da autoestima.

Vamos amadurecendo e toda nossa história e nossos hábitos irão se refletir na nossa saúde e consequentemente na beleza.

Atividade física, ingestão de cálcio e água, banho de sol, alimentação balanceada, controle emocional, TUDO influenciará em um envelhecimento saudável.

Menopausa… Ah, como assustava as mulheres! Hoje contamos com tratamentos que vão desde reposição hormonal (diversos tipos) até lasers e radiofrequências para que auxiliem na manutenção da qualidade de vida dessas mulheres.

Enfim, devemos investir em nós mesmas, em todas as fases das nossas vidas, sempre pensando na nossa saúde, pensando na nossa beleza.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

Show de beleza da infância à maturidade

Chegou a vez da beleza nos eventos avŏsidade-Unibes

Verão chega pedindo mais cuidados

Dr. Beny Schmidt: a avosidade tem luz própria

Dr. Fabio Ancona: o que é sororidade?

Dra. Elizabeth Monteiro: Que poder é esse?

Vŏ na foto, aliás, vŏ muito bem na foto

Avós e netos juntos é sempre uma festa

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Renata Zambon Khatib Guidoni é ginecologista e cosmética ginecológica, e médica na Clínica Guidoni de Cosmetoginecologia e Ginecologia & Obstetrícia

Posts relacionados

*

Topo