Dra. Sirlene Ferreira: depressão na terceira idade

depressão
Embora falar sobre depressão seja desconfortável, a Dra. Sirlene garante: é preciso compartilhar responsabilidades com filhos e netos

Por Sirlene Ferreira

Palavra de especialista: as causas da depressão e como enfrentá-las

Depressão na terceira idade é um tema muito pertinente à sociedade contemporânea. Cada vez mais é notável o aumento da doença em pessoas nesta faixa etária. No entanto, ainda existe um tabu para tratarmos o assunto com clareza, objetividade e sem preconceito.

De maneira geral, falar sobre saúde mental ainda é desconfortável para muitas famílias. A ideia de ter alguém próximo nessas condições implica em rever os papéis de cada membro que compõe essa família.

Muitas vezes isto significa compartilhar responsabilidades com filhos, netos, noras e outros familiares envolvidos que, na maioria das vezes, estão distantes, ausentes ou até mesmo presentes fisicamente, mas não emocionalmente.

A depressão nesta faixa etária da vida pode ser desencadeada pela falta de atenção dos familiares ou mesmo pelo abandono familiar total, bem como pela ausência de uma vida social, de exercícios físicos para aqueles que podem ou de atividades que mantenham esse idoso com a mente em pleno funcionamento.

Em sua minoria, a causa também pode ser genética ou confundida com demência.

Para ter uma vida saudável e ficar longe da depressão na terceira idade, é necessário manter o convívio familiar e as atividades físicas, pertencer a um grupo, ter convívio com outras pessoas em geral e usufruir da alegria dos netos.

A ajuda profissional de um psicólogo também pode ser de grande eficácia aos que já se encontram com a enfermidade.

Sobre a Dra. Sirlene Ferreira

Sirlene Ferreira tem 17 anos de experiência como psicóloga clínica; possui MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, atua como psicóloga clínica, presta consultoria em gestão de pessoas, treinamentos e palestras para médias e grandes empresas; é especialista em terapia familiar e de casais.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

Dra. Sirlene: qualidade de vida na maturidade

Outubro Rosa: vida saudável depois de tudo

Dr. Pitangueira: os avós e os netos autistas

Dr. Fabio Ancona: cuidar dos netos faz bem à saúde

Dr. Beny Schmidt: a qualidade da morte

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

Sirlene Ferreira é psicóloga clínica e especialista em terapia familiar e de casais

Posts relacionados

*

Topo