E-book da zebra sonhadora

Chegou a vez da zebra na agenda do autor de muitos livros infantis de sucesso, quase todos com animais sendo os personagens principais

Por Jorge Luiz de Souza

► Escritor ou ilustrador de mais de 200 livros editados na forma tradicional, quer dizer, pela via impressa, Paulo Moura publica agora seu primeiro e-book. É um livro que, nas palavras do autor, não gasta nenhuma folha de papel e foi feito para ser lido em telas de computador, de tablet ou de celular.

O livro se chama “Os sonhos da Zebra” e conta a história de uma zebra que começa a pensar em suas listras. O autor explica como teve a ideia. Ele diz que “as pessoas trocam de roupa de acordo com cada ocasião e eu fiquei com dó da zebra, queria saber como ela se sentiria”.

Ele explica que o livro tem uma coisa que todo mundo sempre fala sobre as zebras: a dúvida se a zebra é branca com listras pretas ou se ela é preta com listras brancas. Na historinha, a zebra sonha com outras listras que ela gostaria de “vestir”. Veja na capa do livro (acima) e na ilustração (abaixo) dois exemplos bem engraçados das ideias malucas da zebra sonhadora.

vǒ-brinca-37-miolo-livro-zebra-Paulo-770x770

 

Moura já trabalhou na Editora Abril, fazendo parte do grupo das revistas infantis, onde ilustrou as revistinhas e os livros de coleções como a “Beija-flor” e a coleção “Conte um conto”. Trabalhou também na revista “Recreio”, onde criou manuais, álbuns de figurinhas e histórias em quadrinhos com os personagens da Disney (ele fazia os textos e ilustrava as capas das revistas).

Durante cinco anos foi o editor de arte na edição brasileira das revistas de super-heróis da DC Comics, da Marvel e outras editoras americanas. Publicou também revistas de passatempos infantis. Começou então a ter personagens próprios e a escrever livros infantis. O primeiro foi o livro “Quem vai jantar com Cici?”, publicado pela editora FTD, que vem tendo sucessivas edições desde 1997.

vǒ brinca 37 - capa livro elefante 460x644

Como escritor, fez parceria com ilustradores famosos, entre eles Moacir Rodrigues, Luís Podavin, Eduardo Vetillo, Napoleão Figueiredo, Eli Leon. E fez a ilustração de muitos livros didáticos.

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia e Andrew

Posts relacionados

*

Topo