Narizinho, quase centenária, rejuvenesce

Narizinho
A primeira edição de Narizinho, de 1921, e a nova edição que sai neste ano, com as personagens de Mauricio de Sousa e linguagem adaptada

Por Jorge Luiz de Souza

● Impossível evitar a atualização da linguagem, que parecia heresia

► Daqui a 2 anos, a personagem Narizinho, do 1º livro infantil de Monteiro Lobato, completará 100 anos. Mas outro acontecimento – a passagem da obra de Lobato para o domínio público – vai permitir a partir deste ano novas edições com mudança da linguagem original.

O rejuvenescimento da obra de Lobato, pioneiro de histórias para crianças no Brasil e até hoje considerado o maior incentivador da leitura do país, geração após geração, começa com duas novas edições da Narizinho.

Uma delas é o livro “Turma da Mônica – Narizinho Arrebitado”, com desenhos de Mauricio de Sousa, que adaptou as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, fazendo Narizinho com a cara da Magali. E, é claro, Mônica interpreta a Emília e Cebolinha faz o Pedrinho. A adaptação do texto é de Regina Zilberman.

Outro livro terá a linguagem atualizada para as crianças de hoje pelo escritor Pedro Bandeira, que detém a marca de 25 milhões de exemplares de livros infantis vendidos. Vai se chamar “Narizinho, a menina mais querida do Brasil”, dirigido a crianças recém-alfabetizadas.

A adaptação de Pedro Bandeira ressalta o poder de imaginação de Narizinho e mantém Emília sempre reclamando da Tia Nastácia, mas não fará alusões à cor da pele e a outras características raciais da tia (em tempos recentes, Monteiro Lobato foi acusado de racista por causa desses trechos de sua obra).

De acordo com a legislação brasileira sobre direitos autorais, a obra de Monteiro Lobato pertenceu aos seus descendentes por 70 anos após a morte dele, em 1948. Mas, desde 1º de janeiro deste ano, não é mais preciso ter autorizações dos herdeiros do autor.

A adaptação de Regina Zilberman também modera as palavras para evitar as situações embaraçosas que alguns professores têm reclamado ao utilizar os textos originais de Monteiro Lobato.

Serviço Narizinho

1) Livro “Narizinho, a menina mais querida do Brasil
Autor: Monteiro Lobato
Adaptação: Pedro Bandeira
Editora Moderna, 2019

2) Livro “Turma da Mônica — Narizinho Arrebitado
Autor: Monteiro Lobato
Adaptação: Regina Zilberman
Ilustrações: Maurício de Sousa
Girassol Brasil Edições, 2019

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

Nicette Bruno: “ser bisavó é a plenitude!”

Cartas de Manu para os amigos imaginários

12 livros infantis para ler com os avós

Declaração de amor aos pequenos leitores

Escritores precoces

100 livros infantis com meninas negras

É uma galeria ou uma biblioteca?

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo