Porquinho gordo ensina finanças para crianças

Porquinho
Crianças aprendendo como se administra o dinheiro para ter uma vida boa e confortável parece ser coisa de adulto, mas é de avós e netos

Por Jorge Luiz de Souza

Brincando é que se aprende

Quando as pessoas se tornam avós, você já sabe, rejuvenescem. Ficam mais ativas, colaborativas, comunicativas, até superlativas, mas principalmente criativas… Tudo isso por inspiração das vidinhas novas na família. Porquinho

Nesse espírito de palavras que rimam, a advogada Sandra Aagesen, ao virar vovó, resolveu ensinar finanças para crianças. Inventou o Porquinho Gordo e criou para ele dois perfis nas redes sociais. primeiro no Instagram e depois no Facebook.

“Sempre achei que as crianças conseguem aprender tudo, desde que os adultos se disponham a ensiná-las com atenção”, conta. E explica que pensava assim: “se as crianças decoram as historinhas dos contos de fada, por que não podem aprender conceitos como juros, aplicações financeiras, taxa Selic e Copom?”

Depende do método, né? Educação financeira para a criançada teria de ser de forma lúdica. Por isso, a ideia foi utilizar histórias em quadrinhos e brincadeiras do tipo de desafios na web.

Gordo, mas leve e simples porquinho

O porquinho simpático e brincalhão lembra um cofrinho cheio. “Ele vai ensinando, devagarinho, o que é dinheiro, pra que serve e como obter o melhor dele”, explica vovó Sandra.

Ela diz que os adultos não compreendem a maioria do jargão da parte de economia do jornal “porque não cresceram junto com essas ideias”. Mas “para as crianças ainda dá tempo”. É só o porquinho ir desvendando palavrinhas. “De forma que esses conceitos passem a fazer parte da vida dos baixinhos de forma leve e simples.”

Porquinho

Segundo a vovó, o desafio é tornar realmente gostoso esse aprendizado. Mas ela tem planos ambiciosos. “O futuro do Porquinho Gordo é partir para as tirinhas impressas e não só online, como atualmente”, diz.

E não para por aí. Pretende chegar em breve às escolas. Mas você não precisa esperar. Veja logo abaixo as dicas para aproveitar os netos para também aprender um pouco sobre finanças. Nunca é tarde. E vai ser divertido.

Serviço

Instagram: @porquinhogordo
Facebook: facebook.com/porquinhogordo/

E mais…

Veja também no portal avŏsidade

Um lugar para dar asas à imaginação

O livro ideal conforme a idade da criança

Pequenos grandes inventores de brinquedos

Estimulando a criatividade das crianças

Tem de valorizar e respeitar! O quê? O brincar!

Aventura dos passarinhos diverte e ensina

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo