Se os bichos pudessem falar

A veterinária Flávia Vallejo que alertar os adultos a motivar nas crianças a consciência da preservação ambiental e das espécies animais

Por Jorge Luiz de Souza

► Pode parecer mera brincadeira ficar imaginando os questionamentos que os bichos fariam, se tivessem essa capacidade. Mas essa brincadeira foi esse o “gancho” onde a veterinária Flávia Vallejo pendurou uma solução criativa para motivar crianças e também os educadores a refletir sobre os efeitos das ações humanas sobre o ambiente em que as gerações futuras viverão.

Mas não deixa de se uma dica divertida e ideia de estimular o adultos a lerem para as crianças o livro escrito pela veterinária Flávia, que pergunta: se os bichos pudessem falar, o que diriam? É fácil perceber que Mas ela, na verdade, está querendo fazer essas perguntas aos humanos.

“Você já se perguntou o que as onças, jaguatiricas e ursos polares diriam, ao observarem o que o bicho-homem faz com os membros das demais espécies?”, diz ela, indo direto ao ponto.

vǒ-briinca-36-Flávia-Vallejo-770

Segundo a autora, o desequilíbrio natural é prejudicial a todos, e por isso ela quer propor a todas as pessoas um exercício de imaginação: dar voz àqueles que sofrem calados os impactos que nós mesmos provocamos.

Ela explica que, com o avanço da urbanização e a exploração de recursos naturais para suprir o consumo de bens materiais e alimentos pela população em todo o planeta, a vida da humanidade passa a correr um sério risco. Não é só a vida dos animais que está ameaçada, diz ela.

O trabalho engajado da autora é avalizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), a maior rede de proteção animal do país, que conta com mais de 100 entidades afiliadas e promove campanhas em favor da compaixão pela vida animal.

“O livro é ótimo para todos que trabalham direta ou indiretamente com crianças em sua organização de defesa animal, em sua instituição de ensino ou em sua profissão pessoal, e também para presentear essa faixa etária, na construção e reforço de um olhar protetor para os animais”, diz a diretora do Fórum, Elizabeth McGregor.

Serviço:

Título: Os Bichos Perguntam Autora: Flávia Vallejo Ilustradora: Roberta Laas (também capa e projeto gráfico) Editora Simonsen, brochura, 32 páginas, R$ 34,90

vǒ-brinca-36-ilustração-Os-bichos-perguntam-770

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista e avô

Posts relacionados

*

Topo