Um convite para brincar com… “2 Gatos”

Por Evelyn Heine

►  No domingo passado (dia 19 de julho), um dia muito ensolarado, dois gatos bem diferentes agitaram o MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. O som, no caso, era “miau”. A imagem era a sombra dos felinos e suas diferenças na parede da sala. Uma brincadeira muito simples animou o lançamento do livro escrito por Evelyn Heine e ilustrado por Rodrigo Terra, “2 Gatos”.

Para contar a história de um gato de rua e um gato mascote, Evelyn utilizou papel e uma lanterninha. Só isso. Ela recortou as figuras copiadas do livro e simplesmente projetou a sombra do papel vazado na parede, contando a história para o público.

Depois, as próprias crianças desenharam e recortaram seus gatinhos, reproduzindo a ideia.

Naquele momento, avós e netinhos, tios, pais, crianças… largaram seus equipamentos eletrônicos e se deixaram levar por uma atividade simples e divertida feita de luz, sombra, criatividade e paredes.

Faça você também algo parecido. Leia o livro para a criança e depois invente uma brincadeira assim. Vale tudo para cultivar o hábito da leitura e, mais ainda, o exercício de criar.

 

Sobre o livro:

“2 Gatos” conta a história de dois gatinhos com vidas opostas. Um é mascote, cheio de mimos e dengos. O outro é um gato de rua, livre e solto para fazer o que quiser.

Os textos são curtinhos e rimados, bem sonoros para as crianças.

Os desenhos, divertidos, são de Rodrigo Terra, ilustrador mineiro da cidade de Camanducaia, mas que atua faz tempo em São Paulo com ilustrações, quadrinhos e design gráfico.

 

“Dois gatos diferentes viviam de sua maneira.

Um, com dengo e pente.

O outro, independente, sem dono e sem coleira.”

 

“2 Gatos”

De Evelyn Heine

Ilustrações: Rodrigo Terra

Editora Papagaio

R$28,00

24 páginas

http://editorapapagaio.com.br/dois-gatos

Evelyn Heine é jornalista e editora do site www.divertudo.com.br

*

Topo