Saúde

Dr. Beny Schmidt: somos seres biopsicossociais

Exercícios são sempre bem-vindos, desde que sejam praticados com inteligência em relação à quantidade, intensidade e frequência

● Palavra de especialista: saúde humana não se resume à parte física

► A maior parte da medicina tem se dedicado a arrazoar princípios da saúde física na terceira idade, frequentemente cometem esse erro fundamental que precisa ser melhor entendido e combatido. A saúde humana não se resume a saúde física. Somos seres humanos biopsicossociais.

Fica evidente na literatura que a função depende da função.

Os esportes são sempre bem-vindos, desde que sejam praticados com inteligência em relação à quantidade, à intensidade e à frequência.

Ressalto a importância dos exercícios com pesos para manter a massa muscular e a yoga. Nos últimos anos, tornei-me um arauto da prática do yoga para a saúde emocional e espiritual.

Mas nada se compara à sensação de realização que o trabalho nos proporciona, de preferência quando se tem a chance de fazer aquilo que gostamos.

Aliás, quanto ao trabalho é preciso sempre esclarecer que não existe aposentadoria no dicionário da preservação. Devemos seguir trabalhando até o último segundo de nossas vidas.

Para terminar, vale repetir: a saúde não se compra na farmácia, muito menos realizando excessivos exames de laboratório.

Sempre em frente, aproveitando o melhor que Deus nos ofereceu para deleitar nossa condição humana.

▲ ▼ ▲

Sobre o Dr. Beny Schmidt biopsicossociais

O Dr. Beny Schmidt é fundador e chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, e é professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com sua equipe, é responsável pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de 12 mil biópsias já realizadas. Esse grupo ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético – a distrofina.

Adicionalmente, o Dr. Beny possui larga experiência no campo da medicina esportiva brasileira. Já realizou consultorias para a liberação de atletas de nível internacional, entre os quais jogadores de futebol profissional e atletas de várias modalidades olímpicas. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (Reffis), do São Paulo Futebol Clube; e também participou da fundação do Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano (Cecap).

Ao receber o registro de qualificação de Especialista em Neurologia, tornou-se o único profissional que acumula os títulos de patologista e neurologista fora da Europa (apenas um médico no próprio continente europeu também acumula estes dois títulos).

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
▲ ▼ ▲
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais… biopsicossociais

Se gostou, então, veja outros posts do Dr. Beny Schmidt no portal avosidade:

https://avosidade.com.br/dr-beny-em-busca-do-silencio-tao-valioso/

https://avosidade.com.br/dr-beny-exames-e-qualidade-de-vida/

https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-avosidade-luz-propria/

https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-yoga-na-avosidade/

https://avosidade.com.br/netos-nao-nascem-prontos-para-amar-avos/

https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-a-crianca-que-existe-em-nos/

https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-discussao-na-familia/

https://avosidade.com.br/dr-beny-se-depender-de-mim-meu-neto-nao-vai-ver-a-cara-de-medicos/

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook!

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Dr. Beny Schmidt

Médico, cientista e avô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *