A voz das avós

A autora com a avó Josemira, em um pic-nic que fez para homenagear algumas avós em Rio Branco, no Acre, no Dia dos Avós de 2016

Por Yana Fontenele

► Existem pessoas em nossas vidas que, mesmo se acordássemos amanhã em outro corpo, outra voz, com outras pessoas à nossa volta, que teriam outros nomes, você ainda não se imaginaria sem aquela alma boa ao seu lado.

Minha avó, mesmo com seus defeitos (que são poucos), sempre foi a mulher mais importante da minha vida. Mesmo se eu acordasse amanhã em outro corpo, tenho a certeza que minha alma ainda iria procurar aquela senhora de 1,47 m de altura.

Se eu tivesse que listar as minhas 5 coisas preferidas no mundo, todas elas estariam direta ou indiretamente ligadas a minha avó.

Ela me ensinou a ler, a escrever, a cozinhar, a procurar em todos os bolos o gosto do bolo dela, e falar que nenhum é mais gostoso do que ela faz, kkk…

Me ensinou a me preocupar com os estudos e com as pessoas à minha volta.

E me ensinou que amar nós amamos no coração e não precisamos ficar grudados em ninguém o tempo todo para firmar isso; me ensinou que, mesmo que as pessoas não sejam gratas pelo que fazemos por elas, pelo menos fizemos nossa parte.

E, principalmente, me fez aprender que tamanho não é documento e que, se você quer algo, tem que levantar e fazer.

Não importa se você tem 4 filhos e 9 netos, mesmo sendo verticalmente prejudicada (kkk…), seu coração é enorme e sempre tem espaço para adotar mais um filho e mais um monte de netos porque seu amor não tem fim.

Por isso, se eu acordasse amanhã com outro corpo, com outro nome e sem a senhora, vó, eu diria que não sou eu, porque existe muito da senhora em mim e sem a senhora eu não seria eu.

Um beijo, da netinha mais coruja desse mundo!

 

Nota:

A autora vive em Rio Branco, no Acre, onde criou o blog Avvoózs, que é, segundo ela, um meio de ser “a voz das avós”. Ela diz: “Sou uma neta criada por vó e desde que criei o Avvoózs, uma forma de homenagear minha vovó que fez e faz tanto por mim, tenho me apaixonado e me envolvido cada vez mais com as vovós do Brasil todo que são minhas leitoras.”

 

Yana Fontenele é uma das 9 netas e netos da vovó Josemira Assef e criadora do blog Avvoózs

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Neide garcia said:

    Amei, acho q ñ só por ser avö, e tbem muito amada, mas pela sinceridade de uma pessoa tão jovem! Parabens, garota!

  2. Keila Queiroz e Silva said:

    Minha tese de doutorado é sobre avós, foi no campo da sociologia. Quero participar desse grupo e dos eventos.

*

Topo