Agora ficou fácil brincar de fazer desenho animado

Com a digitalização das imagens, crianças de 8 anos podem aprender a fazer animações com o software Scratch, que vem em português e é gratuito

► Quem quiser surpreender os netos e os pais dos netos não pode perder esta dica: o curso “Jogos e animações” que será promovido pelo Sesc em São Paulo, na unidade do bairro de Santana. É uma atividade gratuita e livre para todos os públicos.

Agora, com a digitalização das imagens, ficou fácil fazer um desenho animado, e crianças a partir de 8 anos já podem aprender a fazer animações e deixar todo mundo impressionado, com um software que tem versão em português e pode ser baixado gratuitamente.

O curso vai ensinar o uso do software Scratch, que foi criado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Com ele é possível criar, por exemplo, animações, jogos interativos e clipes musicais e todo tipo de invenção.

E não é preciso ter conhecimento sobre a linguagem de informática, porque o software foi feito para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvido para ajudar pessoas no aprendizado de conceitos computacionais.

O curso será no Sesc Santana entre os dias 15 e 18 de dezembro, terça a sexta, das 19h30 às 21h30. As inscrições foram abertas dia 1º de dezembro e devem ser feitas diretamente no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Santana.

É um curso feito sob medida para avós e netos, porque o software do MIT ensina a criança a refletir de maneira sistemática e trabalhar de forma colaborativa, que são habilidades consideradas como essenciais para a vida no século 21. O Scratch foi criado e é mantido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

Segundo o MIT, quando as crianças usam o Scratch, elas aprendem a pensar de forma criativa. O Scratch foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. Crianças abaixo de 8 anos também podem aprender com a ajuda dos pais ou avós.

Além disso, quem aprende a usar o software pode participar da comunidade online do Scratch e compartilhar seu trabalho, obter opiniões e aprender uns com os outros, fazendo experiências em uma comunidade de aprendizagem aberta.

Existe no Scratch uma comunidade muito pequena de brasileiros, mas já existem brasileiros que já possuem um conhecimento avançado na ferramenta, o que vai facilitar os novos usuários que falam português a compartilhar as experiências.

 

Serviço:

Sesc Santana

De 15 a 18 de dezembro. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Inscrições a partir de 01/12 no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Santana.

Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo.

Telefone: (11) 2971-8700.

Recomendação etária: livre.

Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis. Vagas limitadas.

Acesso para deficientes, estacionamento e ar condicionado.

Posts relacionados

*

Topo