“Brilha, estrelinha, eu queria ser você”

Por Jorge Luiz de Souza

► Todo mundo conhece a linda canção infantil que diz “Twinkle, twinkle, little star, how I wonder what you are”, e também a sua tradução para o português que diz “Brilha, brilha, estrelinha, eu queria ser você”.

Poucos sabem, porém, que sua origem é com versos bem diferentes, em francês. É uma origem anônima, mas com data conhecida, muito tempo atrás, na primeira metade dos anos 1700.

Muitos compositores importantes, como Camille Saint-Saëns e Franz Liszt, usaram trechos dela em suas obras, e até Johann Christoph Bach, filho de Johann Sebastian Bach, compôs variações dessa canção.

Mas quem a levou à fama mundial foi o genial compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que compôs as conhecidíssimas “12 Variações Sobre Ah Vous Dirai-je Maman”, com quase 10 minutos da sua melhor inventividade.

A linda canção deu a volta ao mundo e é cantada em toda parte, inclusive no Japão e na China. Aqui apresentamos a canção no original, em francês, numa animação do canal francês Comptines TV.

Temos também aqui com exclusividade para o portal “avosidade” uma versão em chinês interpretada pela vovó Linda Shen, nascida em Taiwan e migrada para o Brasil quando ainda era criança.

E uma versão em japonês, interpretada na língua dos seus ancestrais por Edilene Sayuri Oyamada Sumi, que é brasileira, nascida e criada no norte do Paraná em uma colônia de imigrantes japoneses.

Ambas são acompanhadas ao piano por Soraya M. A. Marques e sob a regência do maestro Daniel Vieira.

 

Acompanhe a canção

 

Francês

Ah! Vous dirai-je maman
Ce qui cause mon tourment?
Papa veut que je raisonne
Comme une grande personne
Moi je dis que les bonbons
Valent mieux que la raison.

 

Inglês

Twinkle, twinkle, little star,
How I wonder what you are!
Up above the world so high,
Like a diamond in the sky.

 

Português

 

Brilha, brilha, estrelinha,
Eu queria ser você!
Lá no alto, cintilante,
Uma estrela eu quero ser,
Brilha, brilha, estrelinha,
Eu queria ser você!

 

Japonês

Japonês-770a

 

Chinês

Chinês

Jorge Luiz de Souza é jornalista e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia e mais um que está a caminho

Posts relacionados

*

Topo