Capelinha de melão é de São João

Por Jorge Luiz de Souza

► A festa de São João foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Na Europa, era amplamente festejada. Na cidade, do Porto, no Norte de Portugal, até hoje desfilam os blocos de São João.

Na ocasião, os namorados distribuem cravos e rosas e vasos de manjericão com uma crença de que com isso a relação dos dois dure muito tempo. Daí vem a música “Capelinha de melão”, que diz: “é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão”, que você ouve aqui numa gravação especial para o portal avǒsidade.

Para quem sempre se perguntou o que significa “Capelinha de melão”, eis aqui a explicação da pesquisadora de folclore Nairzinha Spinelli Lauria: é um costume antigo homenagear o santo no dia 24 de junho com a escultura de uma capelina feita de melão (veja na foto), acompanhada de cravo, rosa e manjericão, exatamente como na música!

A Festa de São João é inconfundível: as pessoas se vestem de caipira, a decoração é feita com bandeirinhas coloridas e fogueira, são servidas bebidas e comidas próprias dessa festa, há ainda as músicas de São João e a dança típica, a quadrilha. E tem mais: não há festa de São João que não tenha fogos de artificio.

São João disse que não

Com o tempo, o costume de festas caipiras se estendeu para outros santos que também são comemorados no mês de junho: Santo Antônio, dia 13, e São Pedro e São Paulo, dia 29. Por isso, são chamadas de festas juninas.

Mas, como cada escola, cada clube e cada tribo quere fazer a sua festa junina, não cabem no calendário de um mês só e já é costumeiro fazer também festas julinas, em julho, com as mesmas caracterizações.

A “Capelinha de melão” é aqui apresentada em um pot-pourri que começa com “Entrei na roda” e termina com “Cai, cai, balão”, todas cantadas Nairzinha e as crianças do Programa Cirandando Brasil. Nairzinha é cantora e compositora, e criou esse programa que tem um trabalho destacado na formação de crianças.

É com suas cantigas e brincadeiras que, segundo Nairzinha, o programa promove a integração entre as crianças, fortalece a identidade cultural, a autoestima e os laços do grupo, de forma a ampliar a ciranda mundial em defesa da inocência e da integridade da infância, além de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

vǒ-canta-43-Capelinha-de-melão-770x520-

 

Acompanhe a cantiga de São João:

Capelinha de melão

Capelinha de melão
é de São João,
é de cravo, é de rosa,
é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não,
acordai, acordai,
acordai, João.

 

Veja também no canal galeria de vǒ:

Pula a fogueira, Iaiá… pula Ioiô…

Chegou a hora da fogueira…

 

(Post publicado originalmente em 19 de junho de 2016)

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de cinco crianças todas abaixo de 5 anos

Posts relacionados

*

Topo