Como nossos pais? Nem tanto…

Vovó Lenita falando sobre a educação dos netos Caleu e Rafael: "os tempos são outros, as necessidades mudaram..."

Por Lenita Outsuka

► Numa dessas zapeadas que gente vive dando na TV, parei num canal – acho que era o GNT – para ver uma avó criticando as decisões da filha em relação ao neto. Dizia que tinha criado não sei quantos filhos e que a opinião dela tinha de ser respeitada. Mas a filha não a ouvia. Pior: sentia que a criação dos filhos tinha sido lamentavelmente falha, já que a filha não repetia o que ela tinha feito.

Peguei a declaração no meio, não sei o que a provocou, nem sei a que se referia. Mas fiquei pensando nisso. Antes de sermos avós, fomos mães. Responsáveis pelos filhos. E isso inclui conselhos, conversas, broncas, brigas, ternura, tapas e beijos. E agora essas criaturas estão pelo mundo, alguns bem sucedidos, outros nem tanto, cada um com sua vida, um diferente do outro e, ao mesmo tempo, tão parecidos. Temos, portanto, todo direito de achar que fizemos tudo certinho. E se não se mexe em time que está ganhando, porque os filhos não repetem a fórmula?

Bom, os tempos são outros. As necessidades mudaram. Há 20/30 anos, pouco ou nada se falava sobre globalização, internet, computadores, celulares, essas coisas que hoje são tão parte da nossa vida que parece que sempre estiveram lá. Mas… Lembra quando as fraldas eram de pano e era preciso uma verdadeira operação de guerra para tê-las sempre limpas e cheirosas? Isso é coisa do passado – e nem faz tanto tempo assim. Dobrar fraldas? Como assim?! “Pra que isso, mãe?”

De fato, preparamos os filhos para o mundo. E eles estão aí, sintonizados e dando respostas eficientes às necessidades e exigências de hoje. Fizemos tudo certinho, sim.

Mas vamos voltar um pouco mais no tempo, para o período em que nasceram nossos filhos. Eles tinham avós. Que também acreditavam saber tudo sobre criação de filhos – certamente sabiam. Repetimos a experiência deles? Claro que não. Porque os tempos eram outros, as necessidades eram outras.

Puxa, acho que já vi esse filme…

 

Lenita Outsuka é jornalista e avó de Caleu e Rafael

Posts relacionados

*

Topo