Projeto reúne culinária mundial de avó e neto

culinária
O episódio “Lait de Poule” mostra a vovó francesa Mamie Yoda, com a câmera na cabeça, preparando uma gemada para seu neto Irvin Anneix

Por Denilson Oliveira

● Arte de cozinhar das avós filmada pelo mundo inteiro

► O gostinho da culinária da vovó deve ser uma das memórias que dificilmente se perdem no tempo. Quem às vezes não se pega lembrando dos quitutes e outras gostosuras preparadas por nossas avós cozinheiras de mão cheia?

Com essa premissa, um projeto cinematográfico internacional pretende reunir histórias da culinária de avós para netos. Uma verdadeira junção de produtores, cinegrafistas e histórias de vida saborosas.

Essa tradição ultrapassa a própria cultura brasileira. Deliciosas receitas de abuelas, nonnas e grandmothers mundo afora sempre serão motivo de boas recordações para toda família. E especialmente para os netos.

O objetivo de preservar esse precioso vínculo, de sabores e costumes entre gerações. O Grandmas Project quer reunir tudo isso. Em que jovens cineastas de diversos países contam a relação de suas avós com a culinária.

Culinária de todo o mundo

O projeto foi desenvolvido por Jonas Pariente, produtor e cineasta francês, e financiado por meio da plataforma Kickstarter, que recebe doações por internet para financiar projetos pelo mundo, e também tem apoio da Unesco.

Na plataforma, o Grandmas Project conseguiu arrecadar US$ 21 mil para iniciar a operação e as produções cinematográficas.

Um dos primeiros episódios é “Lait de Poule”, de Irvin Anneix, que mostra a francesa Mamie Yoda (foto de abertura) preparando uma deliciosa gemada para seu neto.

Outro episódio é “Molokeya”, que retrata Suzy Pariente, apelidada de Nano, a avó egípcia do criador do projeto (foto abaixo).

culinária

Receita egípcia da avó Nano (à esquerda) contada pelo neto Jonas Pariente, criador do projeto

Receita de avó paulistana

E uma avó de São Paulo já faz parte da websérie. No episódio “Mehchi” (charutos de folha de uva), o diretor franco-brasileiro Mathias Mangin, usa uma das receitas de Dona Rosa, sua avó de origem libanesa, para contar a relação pessoal dele com o Brasil.

culinária

Vó Rosa, brasileira, prepara receita libanesa com o neto franco-brasileiro Mathias Mangin

O filme conta a vida dos que migraram para o Brasil e mostra como uma comida do Oriente se transformou, ao longo da sua vida, um elo de amor com a nação.

Agora, aproveite para assistir ao vídeo da Dona Rosa.

Assista também a outros vídeos do projeto no site http://grandmasproject.org/

Veja Mais

Cecilia Padilha: “gosto de cozinhar por causa das minhas avós”

Ana Luiza Trajano: “Avós são o lado doce da vida”

Vó Rita: alimentação saudável tem de começar cedo

 

Denilson Oliveira é jornalista

Posts relacionados

*

Topo