Dia dos Avós, também aniversário do avŏsidade

Dia dos Avós
Cinco anos de muitas realizações e aprendizados, com tudo de mais importante que toca a natureza humana, especialmente o amor

Por Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza

Parabéns a todos os avós, que a cada ano ganham mais homenagens

Dia 26 de julho de 2015, domingo, como em 2020. Assim começa a grande a aventura do portal avŏsidade. A data de lançamento da plataforma foi escolhida cuidadosamente. É o “Dia dos Avós”, que até então era bem pouco conhecido. São apenas cinco anos, mas hoje tem muito mais gente comemorando a data. Aniversário

A história da data é longa. Graças ao empenho da portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007), os avós têm essa data em sua homenagem no Brasil e em Portugal. Dona Aninhas, como era conhecida, achava que ninguém dava o valor merecido aos avós e decidiu se tornar uma missionária da causa.

Fez sucesso em Portugal e logo também no Brasil, dois países com tradição cristã. É esta data porque celebra dois santos católicos canonizados justamente por serem avós da figura mais importante. São eles Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Não é bem assim em todo o mundo. Na Itália, a “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro. Nos Estados Unidos, comemora-se no primeiro domingo de setembro. No Reino Unido, no primeiro domingo de outubro.

A França dividiu o casal: há o Dia das Vovós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Vovôs (primeiro domingo de outubro). Já na Polônia, a avó é celebrada há muito tempo no dia 21 de janeiro e o avô foi finalmente contemplado com o dia seguinte.

O importante é celebrar essa fantástica relação.

Por que foi criado  aniversário

O portal avŏsidade surgiu para preencher a ausência de canais de informações sobre relacionamento entre avós, pais e netos e assim contribuir para a formação das novas gerações.

Nasceu na internet com um compromisso de publicar só novidades, material original, inédito e exclusivo. Formato atual, como são os netos, mas com o rigor próprio da geração dos avós, que prezam informação fidedigna e confiável.

O veículo publica vídeos de entrevistas, textos de qualidade, mas feitos com muita emoção, com imagens de qualidade fotográfica e riqueza histórica.

Nas entrevistas, avós e netos revelam sua alegria de viverem essas relações intergeracionais e compartilharam suas histórias. Nos textos, os protagonistas também são os avós e netos. Tudo sempre com qualidade e originalidade. São três canais no site dedicados a isso: vŏ fala, vŏ escreve e neto curte vŏ.

Nem tudo é só alegria e boas lembranças. Também o futuro está em pauta com destaque, cumprindo um papel de ajudar as famílias nos desafios dos relacionamentos. A área de especialistas tem grande destaque no portal avŏsidade.

Tudo que é preciso aprender, reaprender sobre relacionamento familiar, saúde, bem-estar, direito de família e vários outros temas estão contemplado no canal vŏ aprende. Afinal, é sempre tempo de conhecer coisas novas para uma vida mais plena e prazerosa.

Diversão, entretenimento, música e roteiros culturais também fazem parte do portal avŏsidade. Brincar faz bem não só para crianças. E os mais velhos precisam de dicas sempre e muito, ajudam a tornar os avós mais felizes e próximos dos netos. São os canais vŏ brinca e canta e a galeria de vŏ.

Eventos reunindo gerações  Dia dos Avós

Indo além do que está no site, o avŏsidade passou a promove eventos presenciais, antes da pandemia, é claro. Foram muitos, tratando de temas de grande interesse do nosso público. Nos encontros, laços de proximidade são fortalecidos e aprimoramos cada vez mais a conexão de gerações.

A intergeracionalidade está presente que cada assunto tratado, seja em qual for o canal.

Agora, com o desafio de tempos tão difíceis, tempos de pandemia, ganham nova dimensão as relações de afeto e de união entre pessoas separadas pelas gerações e pelo distanciamento, mas cada vez mais ligadas pelos laços familiares.

São cinco anos de muitas realizações e aprendizados, com tudo de mais importante que toca a natureza humana, especialmente o amor que une, conecta, apoia, enfrenta dificuldades, ameniza das dores e celebra a vida.

Que venham os próximos anos, carregados de emoções e realizações. Contamos com você para a essa festa fantástica: a celebração da vida.

Nosso carinhoso agradecimento pela sua especial companhia.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Foto: Adriana Elias

E mais… aniversário

Veja também no portal avŏsidade:

Dia dos Avós é sempre uma festa

 

Aprendendo a ser avó…

Tem coisa melhor que abraço de aniversário?

A delícia de ser avó em tempo integral

Evento desmistifica vacinas para todas as idades

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook e no Instagram!

 

Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza são fundadores do portal avŏsidade e avós de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia Marie

Posts relacionados

*

Topo