Dia dos Avós, também aniversário do avŏsidade

Aniversário
Cinco anos de muitas realizações e aprendizados, com tudo de mais importante que toca a natureza humana, especialmente o amor

Por Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza

 Parabéns a todos os avós, que a cada ano ganham mais homenagens

Dia 26 de julho de 2015, domingo, como em 2020. Assim começa a grande a aventura do portal avŏsidade. A data de lançamento da plataforma foi escolhida cuidadosamente. É o “Dia dos Avós”, que até então era bem pouco conhecido. São apenas cinco anos, mas hoje tem muito mais gente comemorando a data. Aniversário

A história da data é longa. Graças ao empenho da portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007), os avós têm essa data em sua homenagem no Brasil e em Portugal. Dona Aninhas, como era conhecida, achava que ninguém dava o valor merecido aos avós e decidiu se tornar uma missionária da causa.

Teve sucesso em seu país e logo foi também no Brasil, dois países com tradição cristã. Por isso, a data foi escolhida porque celebra dois santos católicos canonizados justamente por serem avós: Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Não é bem assim em todo o mundo. Na Itália, a “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro. Nos Estados Unidos, comemora-se no primeiro domingo de setembro. No Reino Unido, no primeiro domingo de outubro.

A França dividiu o casal: há o Dia das Vovós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Vovôs (primeiro domingo de outubro). Já na Polônia, a avó é celebrada há muito tempo no dia 21 de janeiro e o avô foi finalmente contemplado com o dia seguinte.

O importante é celebrar essa fantástica relação.

Por que foi criado  aniversário

O portal avŏsidade surgiu para preencher a ausência de canais de informações sobre relacionamento entre avós, pais e netos e assim contribuir para a formação das novas gerações.

Nasceu na internet com um compromisso de publicar só novidades, material original, inédito e exclusivo. Formato atual, como são os netos, mas com o rigor próprio da geração dos avós, que prezam informação fidedigna e confiável.

O veículo publica vídeos de entrevistas, textos de qualidade, mas feitos com muita emoção, com imagens de qualidade fotográfica e riqueza histórica.

Nas entrevistas, avós e netos revelam sua alegria de viverem essas relações intergeracionais e compartilharam suas histórias. Nos textos, os protagonistas também são os avós e netos. Tudo sempre com qualidade e originalidade. São três canais no site dedicados a isso: vŏ fala, vŏ escreve e neto curte vŏ.

Nem tudo é só alegria e boas lembranças. Também o futuro está em pauta com destaque, cumprindo um papel de ajudar as famílias nos desafios dos relacionamentos. A área de especialistas tem grande destaque no portal avŏsidade.

Tudo que é preciso aprender, reaprender sobre relacionamento familiar, saúde, bem-estar, direito de família e vários outros temas estão contemplado no canal vŏ aprende. Afinal, é sempre tempo de conhecer coisas novas para uma vida mais plena e prazerosa.

Diversão, entretenimento, música e roteiros culturais também fazem parte do portal avŏsidade. Brincar faz bem não só para crianças. E os mais velhos precisam de dicas sempre e muito, ajudam a tornar os avós mais felizes e próximos dos netos. São os canais vŏ brinca e canta e a galeria de vŏ.

Eventos reunindo gerações  aniversário

Indo além do que está no site, o avŏsidade passou a promove eventos presenciais, antes da pandemia, é claro. Foram muitos, tratando de temas de grande interesse do nosso público. Nos encontros, laços de proximidade são fortalecidos e aprimoramos cada vez mais a conexão de gerações.

A intergeracionalidade está presente que cada assunto tratado, seja em qual for o canal.

Agora, com o desafio de tempos tão difíceis, tempos de pandemia, ganham nova dimensão as relações de afeto e de união entre pessoas separadas pelas gerações e pelo distanciamento, mas cada vez mais ligadas pelos laços familiares.

São cinco anos de muitas realizações e aprendizados, com tudo de mais importante que toca a natureza humana, especialmente o amor que une, conecta, apoia, enfrenta dificuldades, ameniza das dores e celebra a vida.

Que venham os próximos anos, carregados de emoções e realizações. Contamos com você para a essa festa fantástica: a celebração da vida.

Nosso carinhoso agradecimento pela sua especial companhia.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Foto: Adriana Elias

E mais… aniversário

Veja também no portal avŏsidade:

Dia dos Avós é sempre uma festa

 

Aprendendo a ser avó…

Tem coisa melhor que abraço de aniversário?

A delícia de ser avó em tempo integral

Evento desmistifica vacinas para todas as idades

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook e no Instagram!

 

Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza são fundadores do portal avŏsidade e avó Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia Marie

Posts relacionados

*

Topo