Dodu, o novo herói português de animação

Dodu
As personagens vivem em um universo paralelo, onde tudo é feito de papel, em uma história de amizade e sensibilização contra o desperdício

Por Jorge Luiz de Souza

● Programa de vǒ

► Uma sessão de cinema muito especial para os adultos levarem crianças para conhecer desenhos animados maravilhosos, mas que não passam na TV brasileira porque são… portugueses. O herói se chama Dodu e o filme é “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro.

O filme será exibido neste sábado, dia 29 de julho, às 14h, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. A atração é gratuita. Além de acompanhar o filme, as crianças ganharão pipocas e doces, enquanto que os pais poderão desfrutar de um bom vinho do porto.

O Consulado criou o Cine Lusco Fusco, uma iniciativa para aproximar o público brasileiro, de todas as idades, da produção cinematográfica contemporânea portuguesa.

O herói Dodu

A história conta coisas inusitadas que acontecem com a menina Camila, que é alegre e criativa. Um dia, ela percebe que seu pai desapareceu sem deixar rastro. Determinada a encontrá-lo, constrói um amigo para a ajudar, o boneco de cartão Dodu.

O público é levado a acompanhar essa busca num universo paralelo, onde tudo é feito de papel. Em uma história de amizade e sensibilização para o desperdício.

 

Dodu

 

Os cenários, personagens e histórias por trás do filme de animação com imagens reais rodadas na cidade de Almada, em Portugal, e estão em exposição no Museu da Cidade.

 

 

Sinopse

Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Papai Noel (Pai Natal, para os portugueses) de todos os dias, resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

.

 

 

Trailer do making of

O making of foi realizado por Marta Ribeiro em curta metragem de 14 minutos. Mostra o processo de criação e produção do filme desde a animação iniciada em Montemor-o-Novo no ano de 2011 até às filmagens da imagem real em Almada em 2014.

.

 

 

Serviço

Filme: Papel de Natal
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: a partir de 6 anos
Dia 29 de julho, sábado, às 14h00
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América
Para as crianças: pipoca e doces
Para os adultos: vinho do porto… e pipoca também!

♥ ♠ ♣ ♦

E mais…

Veja também no avǒsidade:

Um lugar para dar asas à imaginação

Monossílabas de peso

Declaração de amor aos pequenos leitores

Mateus canta Galo Garnisé no coral da vovó

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia e Andrew, e o número 6 desse time vai chegar com a primavera

Posts relacionados

*

Topo