Dr. Beny Schmidt: somos seres biopsicossociais

Biopsicossociais
Exercícios são sempre bem-vindos, desde que sejam praticados com inteligência em relação à quantidade, intensidade e frequência

Por Beny Schmidt

Palavra de especialista: saúde humana não se resume à parte física

A maior parte da medicina tem se dedicado a arrazoar princípios da saúde física na terceira idade, frequentemente cometem esse erro fundamental que precisa ser melhor entendido e combatido. A saúde humana não se resume a saúde física. Somos seres humanos biopsicossociais.

Fica evidente na literatura que a função depende da função.

Os esportes são sempre bem-vindos, desde que sejam praticados com inteligência em relação à quantidade, à intensidade e à frequência.

Ressalto a importância dos exercícios com pesos para manter a massa muscular e a yoga. Nos últimos anos, tornei-me um arauto da prática do yoga para a saúde emocional e espiritual.

Mas nada se compara à sensação de realização que o trabalho nos proporciona, de preferência quando se tem a chance de fazer aquilo que gostamos.

Aliás, quanto ao trabalho é preciso sempre esclarecer que não existe aposentadoria no dicionário da preservação. Devemos seguir trabalhando até o último segundo de nossas vidas.

Para terminar, vale repetir: a saúde não se compra na farmácia, muito menos realizando excessivos exames de laboratório.

Sempre em frente, aproveitando o melhor que Deus nos ofereceu para deleitar nossa condição humana.

Sobre o Dr. Beny Schmidt biopsicossociais

O Dr. Beny Schmidt é fundador e chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, e é professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com sua equipe, é responsável pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de 12 mil biópsias já realizadas. Esse grupo ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético – a distrofina.

Adicionalmente, o Dr. Beny possui larga experiência no campo da medicina esportiva brasileira. Já realizou consultorias para a liberação de atletas de nível internacional, entre os quais jogadores de futebol profissional e atletas de várias modalidades olímpicas. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (Reffis), do São Paulo Futebol Clube; e também participou da fundação do Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano (Cecap).

Ao receber o registro de qualificação de Especialista em Neurologia, tornou-se o único profissional que acumula os títulos de patologista e neurologista fora da Europa (apenas um médico no próprio continente europeu também acumula estes dois títulos).

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais… biopsicossociais

Se gostou, então, veja outros posts do Dr. Beny Schmidt no portal avŏsidade:

Dr. Beny: em busca do silêncio tão valioso

Dr. Beny Schmidt: exames e qualidade de vida

Dr. Beny Schmidt: a avosidade tem luz própria

Dr. Beny Schmidt: a yoga na avosidade

Dr. Beny: netos não nascem prontos para amar avós

Dr. Beny Schmidt: “a criança que existe em nós”

Dr. Beny Schmidt: discussão na família

Dr. Beny: “Se depender de mim, meu neto não vai ver a cara de médicos”

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Beny Schmidt é médico e cientista, tem dois netos e sempre vem dar a sua “palavra de especialista” no portal avǒsidade

Posts relacionados

*

Topo