Fazendo figuras de massa de pão de sal

É possível esculpir e criar formas incríveis com a massa, e, um vez que estejam secas, as figuras podem ser pintadas e decoradas

Por Jorge Luiz de Souza

► As crianças vão adorar brincar com massa de pão de sal. É uma boa maneira de soltar a criatividade. Você tem um netinho com vocação para ser um novo Michelangelo? Deixe a imaginação dele voar alto. Ele vai esculpir e criar formas incríveis com a massa.

Ingredientes
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 xícara de sal
• 3/4 de xícara de água
• corante, tinta e brilho
• 2 colheres de óleo vegetal

Primeira parte: preparação da massa

Create-Salt-Dough-Step-1

Seguindo o primeiro método, despeje duas xícaras de farinha de trigo em uma tigela grande e adicione uma xícara de sal, 3/4 de xícara de água e duas colheres de sopa de óleo vegetal. Agite cuidadosamente até que todos os nós desapareçam na mistura e ela fique com consistência pastosa.

Create-Salt-Dough-Step-2

Espalhe a massa sobre uma superfície plana e amasse até que esteja lisa e espessa.

Create-Salt-Dough-Step-3

Adicione corante. A cor pode ser obtida facilmente utilizando corante alimentar usado para decoração de bolo. Divida em grupos de cores diferentes.

Create-Salt-Dough-Step-4

Guarde a sua massa de pão de sal em um recipiente hermético. Ela se conserva por vários dias, desde que o recipiente está corretamente fechado.

Segunda parte: fazendo figuras com a massa de pão

Create-Salt-Dough-Step-5

Moldar a massa usando pequenas formas ou cortadores de biscoito. Massa de pão de sal é uma ótima maneira para ocupar as crianças nas horas de folga. Para os iniciantes, é mais fácil começar com objetos planos antes de avançar para figuras 3D. Você só deve se arriscar a aplicar camadas sobre a figura inicial quando você se sentir confiante.

Create-Salt-Dough-Step-6

Agora é a hora da secagem. Existem várias maneiras de secar as figuras de massa de pão de sal:

  • Ao ar livre. Escolha um local quente e seco para deixar as figuras secarem. Coloque as figuras em uma grade para permitir a circulação de ar. Este método vai demorar cerca de uma semana e só é adequado para pequenas figuras, planas e finas.
  • A livre e forno. Permitir um pouco de secagem por ar e depois aquecer as figuras no forno por meia hora a 50° C. Se ainda não estiver seco, você pode aumentar a temperatura para 100ºC após a meia hora inicial.
  • Diretamente no forno. Regule o forno a 82ºC durante cerca de 10 minutos. Secar diretamente na prateleira do forno para garantir uma secagem uniforme.

Create-Salt-Dough-Step-7

Fique atento para não queimar as figuras.

Create-Salt-Dough-Step-8

Dê uma pancadinha na figura. Se sair um som oco e não parecer mole, a figura está pronta. Se não, deixe secar ao ar livre ou no forno a uma temperatura baixa para evitar o escurecimento. Colocá-la no forno mais de uma vez irá aumentar a chance de esfarelar.

Create-Salt-Dough-Step-9

Um vez que estejam secas, as figuras podem ser pintadas e decoradas.

Terceira parte: Outras maneiras de usar a massa de pão

Create-Salt-Dough-Step-10

Criar joias de massa. As crianças podem fazer colares e pulseiras e você não se preocupar se eles os perderem.

Create-Salt-Dough-Step-11

Faça figurinhas por etapas. Molde a massa em diferentes partes (como cabeça, corpo, braços, pernas de um homem), para juntá-las em seguida Para que fique bem ligadas, umedeça as partes antes de juntá-las.

Create-Salt-Dough-Step-12

Você pode dar estatuetas de massa para as crianças brincarem de casinha ou decorar sua geladeira colando ímãs na parte de trás das figurinhas de massa.

Dicas

  • Se a massa estiver muito quebradiça, adicione mais água. Se ela esiver muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha de trigo.
  • Você pode adicionar tinta para a massa antes e depois de assá-lo. É importante ter certeza de que a tinta seja adequada para ir ao forno, se você escolher para pintar antes de assar.

Avisos

  • A massa pode ser tóxica para pequenos animais domésticos devido ao seu alto teor de sódio. Manter animais de estimação à distância.
  • Fazer massa de pão de sal  pode bagunçar a cozinha. Use roupas velhas ou um avental e cubra as áreas em que você está trabalhando para proteger as superfícies.
  • Utilize apenas ingredientes comestíveis quando as crianças estiverem ajudando. Supervisionar todo o processo para evitar tentativas de comer a massa.

.

Veja agora como fazer um girassol de massa de pão de sal

Jorge Luiz de Souza é jornalista e avô de Mateus, Sofia, Rafael e Natalia, e brevemente vai chegar o quinto neto

Posts relacionados

*

Topo