Novos valores norteiam as disputas familiares

Disputas
Os advogados Lucas Marshall e Maristela Basso mostraram que as questões familiares no campo do Direito estão evoluindo rapidamente

Por Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza

Veja como foi o evento avŏsidade-Unibes sobre questões de Direito

► Com duas palestras muito didáticas e repletas de novas informações, e contando ainda com expressiva participação da plateia, o novo evento da parceria do portal avŏsidade com a Unibes Cultural foi dedicado ao direito de família. Disputas

Os palestrantes foram os advogados Lucas Marshall e Maristela Basso mostraram que as questões familiares no campo do Direito estão evoluindo rapidamente e passam a considerar os fatores afetivos nas disputas entre direitos e deveres, principalmente quando envolvem crianças e adolescentes.

Dr. Lucas, que é membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB de São Paulo, deu uma aula completa sobre alienação parental, mostrando que o tema também pode ser facilmente compreendido pelas pessoas comuns.

E, com sua vasta experiência em direito de família no âmbito internacional, a outra palestrante, Dra. Maristela, empolgou a plateia com exemplos vivos de situações que encontraram soluções surpreendentes.

O Dr. Lucas explicou com muita clareza o que é a alienação parental e revelou que ela foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. Expôs ainda os aprimoramentos recentes da legislação brasileira na proteção de crianças e adolescentes em casos nesse campo.

E a Dra. Maristela mostrou que o aumento de casamentos entre pessoas de diferentes nacionalidades e de famílias se formando além das fronteiras tradicionais está mudando a interpretação adotada pela justiça na solução de conflitos, citando exemplos que ela conhece de perto.

Palestrantes Disputas

O advogado Lucas Marshall é sócio do escritório Braga, Nascimento e Zílio Advogados Associados e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP.

A Dra. Maristela Basso é sócia do escritório Nelson Wiliam e Advogados Associados, professora de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e na academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). É conhecida do público por ser também comentarista do Jornal da Cultura da TV Cultura

Também atua em arbitragem e integra a lista de árbitros brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul e do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Brasil-Canadá. E é autora de vários livros, entre eles Curso de Direito Internacional Privado e Propriedade Intelectual: Legislação e Tratados Internacionais.

A série de 2018 Disputas

O encontro aconteceu na Biblioteca José Mindlin, no 2º andar da sede da Unibes Cultural, em São Paulo. Foi o quarto evento da série deste ano, todos eles realizados na sede da Unibes. A série é intitulada “Longevidade – O desafio do século 21”.

Como nos eventos anteriores, este despertou um debate animado envolvendo as palestrantes e toda a plateia, que fez muitas perguntas. Ao final das palestras, todos receberam brindes da linha VôVó oferecidos pela empresa Natura.

Veja agora alguns trechos das palestras e como os participantes interagiram com as palestrantes.

Novidades da alienação parental

Novas orientações privilegiam o afeto em situações de conflito

“As pessoas têm que colocar na cabeça delas que o ideal é que o afeto seja privilegiado, o afeto para a criança. Se você separou do seu marido, se você separou da sua esposa, se você não gosta da sua sogra, ou da sua nora, o seu neto, o seu filho, o seu sobrinho não tem nada a ver com isso. é importante que ele seja privilegiado. Se você não consegue olhar na cara da pessoa, falar ‘boa noite, está aqui a roupinha da escola, a mochila, a comida, os remédios, e acabou’. Um mínimo de convivência social tem que existir, porque a gente está falando das pessoas que são o futuro da nossa sociedade. Então, elas não podem mais ser vítimas disso, elas têm que se privilegiadas.”

 

A favor da conciliação

O acordo sempre é de Deus e a sentença geralmente é do Diabo

“Quando na família a gente espera a sentença é porque a gente foi incompetente no trato de resolver a coisa pacificamente. Porque o acordo sempre é de Deus e a sentença geralmente é do Diabo. Então, na família, a gente tem que conseguir flertar com a parte contrária pra não chegar na sentença, porque a sentença não vai ser boa, de qualquer maneira, né?”

 

A tese do melhor interesse

Os dois lados têm razão, mas estão muito errados na maioria das vezes

“O que a gente acompanha diariamente no escritório são pessoas que entram lá pra falar do seu melhor interesse, elas esquecem das crianças… elas entram lá e falam ‘ah, mas porque o fulano, mas porque o sicrano…’ e aí você ouve o cara na audiência, na hora, e ele fala ‘não, mas porque ela, mas porque a mãe dela…’, e se esquece que tem um pimpolhinho lá que é quem está sendo tratado, e ninguém olha pra ele. Então, com certeza, o pai tem muita razão, a mãe tem muita razão, mas os dois também estão muito errados na maioria das vezes, só que eles só conseguem olhar pra eles.”

 

Advogado colaborador versus negociador

Novidades para evitar litígio e a importância do planejamento sucessório

“O advogado colaborador é aquele que não vai para o litígio. É diferente do negociador. O negociador negocia, negocia, negocia, e, ao cabo, não conseguiu negociar, vai para o litígio, vai para o processo. O colaborador tem a missão de levar ao acordo. Se não houver o acordo, não será esse advogado colaborador que fará o processo. É outro. Então, hoje existem inúmeras técnicas, mesmo no âmbito da família. Vamos falar de planejamento sucessório, que é um tema dramático. O planejamento sucessório, para quem tem alguma coisa, algum bem, ele tem que começar antes da morte. Não deixar pra depois, porque depois eles (os herdeiros) vão se matar. Por quê? Porque é da condição humana.”

 

Perguntas sobre crianças

As crianças podem escolher ficar nem com o pai nem com a mãe?

 

Perguntas sobre convivência e conciliação

A tendência da advocacia é seguir o caminho da conciliação?

 

Perguntas sobre outros países

Quais as possibilidades de serem feitos novos tratados internacionais?

 

Próximos eventos Disputas

Para o restante do ano, o portal avŏsidade vai realizar uma rica programação de outros encontros com especialistas. Confira como serão nos próximos meses:

Setembro

Tema: Gerações estreitamente conectadas

Local: Biblioteca José Mindlin, na Unibes Cultural.

Data: 20/09, quinta-feira, das 14h30 às 16h30.

A web aproximando as pessoas nas relações familiares.

O evento será aberto a perguntas dos participantes, com interatividade com os palestrantes.

Outubro

Tema: Saúde também se administra

Local: Biblioteca José Mindlin, na Unibes Cultural.

Data: 23/10, terça-feira, das 14h30 às 16h30.

As alternativas para tirar o melhor proveito pessoal no trato com os planos de saúde e convênios médicos, um debate orientado por gente que domina as mudanças constantes no assunto.

O evento será aberto a perguntas dos participantes, com interatividade com os palestrantes.

Novembro

Tema: Programas de viagens e passeios com as crianças e adolescentes

Local: Biblioteca José Mindlin, na Unibes Cultural.

Data: 27/11, terça-feira, das 14h30 às 16h30.

Especialistas trazem ideias criativas para as pessoas maduras que planejam fazer programas divertidos com netos, sobrinhos, sobrinhos-netos, afilhados…

O evento será aberto a perguntas dos participantes, com interatividade com os palestrantes.

Dezembro

Tema: Finanças com maturidade, mas em dia com as novidades

Local: Auditório da Unibes Cultural.

Data a ser confirmada oportunamente.

Como aproveitar a sabedoria dos longevos, mantendo-se atualizados com a dinâmica do mercado no trato das finanças pessoais.

O evento será aberto a perguntas dos participantes, com interatividade com os palestrantes.

Disputas

O palestrante Dr. Lucas teve na plateia o próprio avô, que também é advogado

Encontros anteriores Disputas

O primeiro evento da série, realizado em março deste ano, abordou os “Conflitos Intergeracionais”. Os palestrantes foram a psicóloga e psicopedagoga Dra. Elizabeth Monteiro, a advogada Dra. Ligia Bertaggia e o gerontólogo Dr. José Carlos Ferrigno. A mediação ficou a cargo de Elisabete Junqueira, criadora e editora do site.

E os participantes participaram mesmo! Além de interagir com os especialistas, foram agraciados com livros da palestrante Dra. Elizabeth e com brindes da linha VôVó da Natura. Também pela internet, os seguidores do portal avŏsidade puderam enviar suas questões, que não ficaram sem resposta dos especialistas.

O segundo evento da série deste ano ocorreu em abril e o tema foi “Saúde e longevidade”. Os palestrantes foram o Dr. Beny Schmidt, conceituado médico e cientista, e Fábio Romano, terapeuta corporal do Grupo de Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein. A mediação como no evento anterior, foi de Elisabete Junqueira, criadora e editora do site.

O evento de junho, com o tema “Sempre bonita, da infância à maturidade” motivou a participação da plateia. As palestrantes foram a ginecologista e cosmetoginecologista Dra. Renata Zambon Khatib Guidoni, a cosmetologista Roseli Siqueira e as jornalistas especializadas em publicações femininas Ana Célia Aschenbach e Vera Golik.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais… Disputas

Veja também no portal avŏsidade:

Portal avŏsidade promove seu primeiro evento

Encontros avŏsidade-Unibes já são realidade

Abril é o mês da saúde nos eventos avŏsidade-Unibes

Chegou a vez da beleza nos eventos avŏsidade-Unibes

Show de beleza da infância à maturidade

A fórmula da família tem afetos, direitos e deveres

Dra. Denise Zilio: o direito de visita dos avós aos netos

Então. Então. Então. Então.Disputas.

 

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza são fundadores do portal avŏsidade e avós de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo