O amor infantil pelo futebol

O autor é reconhecido pelo texto inteligente, criativo e emocionante; e o tema é paixão no Brasil e nos países onde se passa a história

Por Jorge Luiz de Souza

► É o novo livro de um autor que emociona os adultos e agora vai tocar fundo em netos e seus avós, falando das paixão pelo futebol. E quando se fala de futebol no Brasil, sempre aflora a rivalidade com os países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile… Mas entre esses vizinhos a rivalidade seria só com o Brasil? Você vai saber de uma maneira que não poderia ser mais deliciosa, com o livro “O goleiro dos Andes”, que narra a mudança de um menino de 12 anos, do Chile para a Argentina, acompanhando o pai.

O autor é Antonio Skármeta, que ficou famoso com o livro que no Brasil foi intitulado “O carteiro e o poeta”, sobre o período em que o poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, viveu na Itália, e que virou um filme de sucesso com o mesmo título. Mas Skármeta também foi o apresentador de um programa de televisão de grande sucesso em seu país, sobre futebol.

O que você talvez ainda não soubesse é que ele também se dedica bastante a escrever para crianças. Neste livro sobre uma paixão que atravessa fronteiras entre nações. O protagonista é Silvio, um menino chileno de 12 anos, cujo pai se muda para Buenos Aires para tentar um emprego melhor. O garoto logo faz amizade com os meninos que jogam bola na rua e, é óbvio, ganha o apelido de “Chileno”, só que os argentinos só o querem jogando no gol.

É aí que ele revela seu talento e chama a atenção de um olheiro. Com isso, a turminha do bairro portenho vai pela primeira vez jogar em um campo de verdade, tipo profissional, com traves do tamanho oficial, bem diferente de jogar com pedras delimitando o gol. Bem, não vamos contar aqui a história inteira… O livro já está disponível nas livrarias, recém saído da editora. O título original é “El portero de la Cordillera”, a tradução é de Julián Fuks e as ilustrações, de Nelson Cruz, e a editora é a Galerinha, do Grupo Editorial Record.

O autor Antonio Skármeta é chileno da cidade de Antofagasta e tem 75 anos. Seus livros já receberam muitos prêmios e foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Um deles, “A redação”, foi o vencedor do prêmio Monteiro Lobato de Melhor Tradução em 2004 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Outros livros infantis dele são “Insônia” e “Biscoitinho chinês”, também lançados pela Galerinha.

O ilustrador Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte há 59 anos e é autor de ilustrações para livros desde 1998. Já ganhou diversos prêmios, com destaque para as três vezes em que venceu o Prêmio Jabuti, considerado o principal no ramo de livros no Brasil.

 

Serviço
“O goleiro dos Andes” (“El portero de la Cordillera”), de Antonio Skármeta
Tradução de Julián Fuks e ilustrações de Nelson Cruz
52 páginas, em brochura
R$ 49,90
Informações: www.blogdaeditorarecord.com.br

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, cofundador e editor do portal avǒsidade, e também é avô de cinco netinhos que ainda não sabem ler, mas adoram ouvir histórias

Posts relacionados

*

Topo