Para as vovós, música exclusiva do vovô compositor

Por Jorge Luiz de Souza

 

► Ele nasceu no Maranhão e foi registrado como o nome de João Sá, mas todo mundo o conhece pelo nome artístico de Claudio Fontana, que despontou em todo o país como compositor e cantor nos tempos da Jovem Guarda.

Compôs várias canções para sua musa Malu, com quem está casado há 43 anos, e foi com a chegada da neta Tainá, há quatro anos, que ele pôde dedicar a ela, que também se tornava avó, esta linda valsa.

E você ouve aqui pela primeira vez na voz do autor, em gravação exclusiva para o portal avosidade. É desta forma que ele homenageia todas as avós, cantando em dueto com a própria musa da canção, a vovó Malu.

Claudio Fontana também já criou um grupo musical que reuniu toda a família, quando os filhos eram pequenos. Era um quarteto formado por ele, a mulher Malu, a filha Marcele e o filho Claudinho.

Se chamava Grupo Chocolate e se projetou com a canção “É de chocolate”, que por acaso não é de autoria dele e sim da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas (e também foi gravada por Xuxa e pelo grupo Trem da Alegria).

E aqui você também pode ouvir aqui uma interpretação exclusiva do “chocolate” na versão “vovolate”, nas vozes do vovô Claudio e da vovó Malu, mas sem as crianças, que agora já são adultos.

A composição mais conhecida de Claudio Fontana é “O homem de Nazaré”, hit do início dos anos 1970 na interpretação do cantor Antonio Marcos, que voltou com mais força ainda no final dos anos 1990 em gravação da dupla Chitãozinho e Xororó, além de ter sido gravada outras dezenas de vezes no Brasil e no exterior, com tradução para vários idiomas.

De autoria dele também é o iê-iê-iê “Doce de coco”, gravada no anos 1960 pelo cantor Wanderley Cardoso, que também gravou outras composições dele, como “Não posso controlar meu pensamento”.

Ele próprio fez também sucesso como cantor, inicialmente interpretando uma composição alheia, “Adeus Ingrata”, de autoria de Geraldo Nunes. E seu grande êxito internacional como compositor foi impulsionado por Julio Iglesias, que gravou a versão para o castelhano e galego de suas canções “Meu amor é mais jovem que eu” e “Parabéns, querida”, que no Brasil ficou conhecida na interpretação de Roberto Livi, que é seu coautor.

Capa LP Grupo Chocolate

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista e avô quatro crianças que adoram ouvir os avós cantarem para eles

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Silvaneide Araújo de Medeiros said:

    Tenho 6 netos ! Bruna 21 anos, Tainá 19 ,Gustavo 17 Lucca.13, Henrique 11, Felipe 9, São tudo na minha vida, agradeço muito aos meus filhos, Márcia, Wilson e Patrícia por me proporcionarem tamanha felicidade!

*

Topo