Quem não canta, não se encanta

O autor e diretor Lucas Saporetti, com sete atrizes e atores, revela mistérios das letras das cantigas de roda e canções de ninar

Por Jorge Luiz de Souza

► Você já teve a curiosidade de saber que rua é aquela ladrilhada com pedrinhas de brilhante, que a todos encanta? E onde fica a loja do Mestre André? E por que tanta confusão pela queda ao chão de uma certa Terezinha de Jesus? Pois logo vai ter a oportunidade de descobrir as histórias que estão por trás das letras das cantigas de roda e canções de ninar, como elas surgiram e quais foram as fontes de inspiração para serem criadas.

Algumas dessas canções atravessaram várias gerações e estão aí com a força de novidade, como se fossem lançamentos do ano, entrando no repertório das famílias que acabam de aumentar… Então, antes de começarem a aparecer as perguntinhas dos pequenos curiosos que os adultos não sabem responder, aproveite uma peça teatral infantil totalmente musicada, que estreia em São Paulo dia 23 deste mês.

Contada desse jeito, a história também fica muito engraçada, e não só para crianças. O espetáculo é intitulado “Quem não canta, não se encanta”, escrito e dirigido por Lucas Saporetti, e se apresentará no palco do Teatro Gazeta, que fica na Avenida Paulista. Mas a primeira temporada é curtíssima: só dois espetáculos!

vǒ-brinca-46-Cantigas-de-roda-(770x108)

O programa traz sete canções populares, escolhidos entre os personagens mais famosos, caricatos e vívidos: O cravo e a rosa; A barata diz que tem; Pombinha Branca; Terezinha de Jesus; Se essa rua fosse minha; Alecrim Dourado e A loja do Mestre André.

O grupo teatral que criou essa peça a qualifica como “uma obra atemporal, que une o novo e o antigo, as crianças e os mais velhos, assim como as folclóricas canções fizeram através dos tempos, uma ode à música e à cultura brasileira”.

Serviço
“Quem não canta, não se encanta”
Dias 23 e 24 de julho, às 11h
Teatro Gazeta
Endereço: Av. Paulista, 900 – Térreo – São Paulo – SP
Preços: R$ 50,00 (inteira) e $ 25,00 (meia)
Vendas:
– http://www.teatrogazeta.com.br
– Bilheteria do Teatro (aberta diariamente até às 20h)

Elenco
Bárbara Barros (Dona Baratinha)
Cristian Nicolas (Pai Francisco)
Emmanuel Aguilera (Maneco)
Lucas Saporetti (Juca da Viola)
Maria Cláudia Franchi (Terezinha de Jesus)
Marina Roscoe/Suelen Gonçalves (Dona Pomba)
Rhener Freitas (Deputado Ambrósio)
Tiago de la Rosa (Mestre André)

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, cofundador e editor do portal avǒsidade, e também é avô de cinco netinhos

Posts relacionados

*

Topo