Desmistificando o acesso e o uso da tecnologia

Acesso
Workshop abordou conceitos básicos com orientação direta e prática, mostrando que o uso das novas tecnologias pode aproximar as pessoas

Por Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza

Veja como foi o evento avŏsidade-Unibes de setembro

Desta vez foi diferente. Foi uma palestra acompanhada de um workshop especialmente voltado para quem já é avó ou avô e quer se conectar em pé de igualdade com os netos. Tudo apresentado de maneira fácil de entender, para desmistificar o acesso e o uso da tecnologia.

Foi assim o encontro de setembro da série de eventos da parceria entre o portal avŏsidade e a Unibes Cultural. O evento teve o título “Gerações estreitamente conectadas”. Veja como foi nos vídeos.

 

Quebrando barreiras

É possível aprender em qualquer idade e isso muda a vida da pessoa

“É um trabalho que o avŏsidade faz e outras instituições também têm feito de trazer esse público e quebrar essa barreira…
…o quanto é possível e o quanto isso muda e mexe com a vida dessa pessoa, mexe mesmo!”

 

O palestrante foi Marcelo Lemos, gerente Divisão de Experiência em Lojas na operadora de telefonia Vivo. Ele lidera o projeto “Descomplicando a Tecnologia”, onde especialistas oferecem workshops para clientes sêniores abordando desde conceitos básicos de tecnologia e orientação direta e prática.

 

Interatividade no worshop

Uso das novas tecnologias pode aproximar as pessoas e intensificar as relações

“Quem já é avó ou avô e quer se conectar em pé de igualdade com os netos teve a oportunidade de interagir com especialistas…
…que, de maneira fácil de entender, desmistificaram o acesso e o uso da tecnologia.”

 

Lemos mostrou que o uso das novas tecnologias pode aproximar as pessoas e intensificar as relações familiares e de amizade. O workshop teve a participação dos “gurus tecnológicos” da Vivo – pessoas treinadas com técnicas de teatro para mostrar a tecnologia de uma forma lúdica.

Público participa acesso

O público participou ativamente. Veja o vídeo.

 

E os acima dos 80?

Pergunta traz um exemplo de casa sobre dificuldade de assimilar a tecnologia

“Agora, e os 80+? Eles não conseguem mexer com celular…
…pra fazer esse pessoal se integrar com o novo mundo, porque eles estão fora.”

.

A série programada para este ano prosseguirá no dia 27 de novembro, das 14h30 às 16h30, e abordará o tema “Programas de viagens e passeios com as crianças e adolescentes”. O local será a Biblioteca José Mindlin, no 2º andar da Unibes Cultural

Especialistas vão apresentar ideias criativas para as pessoas maduras que planejam fazer programas divertidos com netos, assim como com sobrinhos, sobrinhos-netos, afilhados… Com em todos os eventos da parceria avŏsidade-Unibes, o encontro será aberto a perguntas com interatividade.

A parceria do portal avŏsidade com a Unibes Cultural em 2018 tem como título “Longevidade – O desafio do século 21”. Já foram realizados outros cinco eventos de sucesso este ano.

Os eventos anteriores trataram de conflitos intergeracionais, saúde, beleza, questões do direito de família e relações familiares conectadas graças à tecnologia moderna.

Mês a mês acesso

No evento de março, os palestrantes foram a psicóloga e psicopedagoga Dra. Elizabeth Monteiro, a advogada Dra. Ligia Bertaggia e o gerontólogo Dr. José Carlos Ferrigno, com mediação de Elisabete Junqueira, criadora e editora do site. Veja os vídeos desse evento no site avŏsidade: https://avosidade.com.br/encontros-avosidade-unibes-ja-sao-realidade/.

Em abril, o evento lotou o auditório da Unibes Cultural, tendo como palestrantes o Dr. Beny Schmidt, conceituado médico e cientista, e Fábio Romano, terapeuta corporal do Grupo de Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein. Saiba mais sobre esse evento no portal avŏsidade: https://avosidade.com.br/abril-e-o-mes-da-saude-no-avosidade/.

Em junho, o tema foi “Sempre bonita, da infância à maturidade”. As palestras mostraram que a vaidade também pode ser uma virtude e que a autoestima pode ser passada para as novas gerações. Foram palestrantes a ginecologista e cosmetoginecologista Dra. Renata Zambon Khatib Guidoni, a cosmetologista Roseli Siqueira e as jornalistas Ana Célia Aschenbach e Vera Golik. Os vídeos desse evento estão no portal avŏsidade: https://avosidade.com.br/show-de-beleza-da-infancia-a-maturidade/

Em agosto o tema foi o Direito. O evento intitulado “A fórmula da família tem afetos, direitos e deveres” foi apresentado pelos advogados Lucas Marshall e Maristela Basso. Assista aos vídeos desse evento no portal avosidade: https://avosidade.com.br/novos-valores-norteiam-as-disputas/.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

Tecnologia ajuda o vovô

Novos valores norteiam as disputas familiares

A fórmula da família tem afetos, direitos e deveres

Show de beleza da infância à maturidade

Chegou a vez da beleza nos eventos avŏsidade-Unibes

Abril é o mês da saúde nos eventos avŏsidade-Unibes

Encontros avŏsidade-Unibes já são realidade

Portal avŏsidade promove seu primeiro evento

 


Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. 

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Elisabete Junqueira e Jorge Luiz de Souza são fundadores do portal avŏsidade e avós de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo