A hora dos sabiás
► Sabia que os sabiás estão com problemas? Com esta pergunta, uma instituição dedicada à conservação ambiental está fazendo uma ampla pesquisa sobre o canto dos sabiás e você, mesmo sem entender nada de passarinhos, pode colaborar com informações valiosas.
A instituição se chama Passarinhar, fundada por um estudioso da vida das aves chamado Sandro Von Matter, que promove divulgação científica sem fins lucrativos, integrando meros curiosos com observadores de pássaros e cientistas em prol da conservação das aves comuns e também das muito especiais.
O projeto A Hora do Sabiá, que está sendo realizado em todo o Brasil, investiga os efeitos do barulho urbano sobre os hábitos do sabiá-laranjeira, que é a ave símbolo do país. Esses passarinhos não se contentam em viver no mato e também se estabelecem nas cidades, mas isso muda muito os seus horários. No mato, eles só cantam de dia, mas em muitas cidades eles agora preferem cantar de madrugada.
A principal hipótese considerada pelos estudiosos é que essa mudança é causada pelo barulho das cidades durante o dia, que cega níveis que abafam o canto dos pássaros. Não satisfeitos em provocar tanto barulho, muitos humanos se sentem incomodados em seu sono noturno com o canto dos sabiás e em São Paulo, por exemplo, já houve anos atrás um movimento para expulsar os sabiás para fora das áreas urbanas.
Por sorte, nem todo mundo pensa assim e os sabiás continuam morando nas árvores que restam nas cidades. Então, voltando ao assunto inicial, você pode ajudar o Instituto Passarinhar a investigar o impacto destas alterações nas populações do sabiá-laranjeira. Desde 2012, o projeto A Hora do Sabiá investiga a que horas os sabiás cantam nas diferentes cidades brasileiras, e é para isso que o instituto quer a participação de todos.
Se você quer evitar o desaparecimento desta espécie tão festejada no Brasil, pode começar dedicando um minutinho apenas para ajudar a investigar o impacto da concentração urbana sobre as populações de sabiá-laranjeira. Vá ao site que está abaixo deste texto e responda a que horas os sabiás começam a cantar aí na sua rua, seguindo o que o questionário pede.
Link: http://goo.gl/forms/3QDaAz8ZwE
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!
Aqui em meu quintal eles cantam a partir do amanhecer
Moro no bairro do Arouche. Devido a muitas árvores, o número de sabiás é grande. Eles cantam a madrugada toda, e começam por volta das 4:00hs. O canto me remete a um passado muito triste… foram 3 meses, de uma agonia de morte, embalada ao som de seu canto.
Todos os dias, à beira do muro e nos galhos de uma árvore pequena que tenho no meu jardim… às 5h da manhã… eu tenho esse privilégio que Deus me deu.
Aqui em minha rua, a sinfonia começa “às cinco en punto de la tarde”…
Estou no bairro Saúde, acordo geralmente entre 3 hs e 4 hs da manhã, com o canto deles, não me incomoda, acho agradável, creio que é porque tem árvores grandes perto de meu apto. Raramente ouço eles entre 11 e 12 da manhã.
Na árvore em frente à minha casa eles começam a cantar às 2:30 a.m. e só param ao amanhecer. Há algo para alterar isso? Estou tomando medicamento controlado para dormir com esse barulho. Adoro pássaros, mas acordo cedo pra trabalhar e a situação anda crítica. No ano passado, eles cantavam por volta de 4:30 a.m.