Diversão

Avó com neta = amor, carinho e descontração

► O fotógrafo Leo Salo captou com grande talento os sentimentos que afloram no encontro de uma avó e uma neta: amor, carinho e descontração, em quantidades contagiantes.

A costureira Regina Freitas tem 78 anos e a sua neta Fernanda Freitas tem 24. Mas, quando estão juntas, são duas crianças e aqui protagonizaram um ensaio fotográfico. Aparecem brincando e se divertindo no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Diz o fotógrafo que vê-las assim nesse momento muito particular de descontração o fez lembrar de uma coisa importante: o bom relacionamento com as pessoas idosas, cujo número vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Leo Salo, além de fotógrafo profissional, é mestre em Ciências, com ênfase em Informação e Comunicação em Saúde. Ele lecionou na Fundação Oswaldo Cruz, onde também coordenou cursos e projetos para territórios favelizados.

Palhaçaria

Mas sua ligação com as pessoas idosas vem de outro talento dele: ele coordena o coletivo Experimentalismo Brabo, que há seis anos faz palhaçaria em asilos de idosos. Isso mesmo, ele é palhaço e contador de histórias.

Seu trabalho aparece principalmente no Abrigo do Cristo Redentor de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Qzue ele qualifica como um “um repositório cultural vivo”. Um dos trabalhos no asilo foi promover encontros de gerações entre os idosos e alunos de escolas da região.

“Nós organizamos atividades lúdicas, em que o idoso se tornava o protagonista de sua própria história e podia contá-la para as crianças”, diz ele. Nesse trabalho, uma das suas parceiras é Melissa Coelho, que é atriz, bonequeira e contadora de histórias.

O grupo Experimentalismo Brabo é composto por cinco membros “efetivos” e tem um círculo de apoiadores.

Outra parceria: para as fotos desta galeria ele contou com a colaboração de Letícia Bitencourt, que se encarregou da maquiagem.

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.