Diversão

Brincar com o som das palavras faz poesia

"Carapim/tererê.../Sapituca/Valentina/Já sabe/ler!" – dizem os versos que a menina lê ao lado de seu gatinho, sua boneca e um copo de suco
"Carapim/tererê.../Sapituca/Valentina/Já sabe/ler!" – dizem os versos que a menina lê ao lado de seu gatinho, sua boneca e um copo de suco
“Carapim/tererê…/Sapituca/Valentina/Já sabe/ler!” – dizem os versos que a menina lê ao lado de seu gatinho, sua boneca e um copo de suco

► A dica de brincadeira hoje é cultural, mas muito divertida. O livro “Trililili Paralelá Poesia Infantil” é um convite à brincadeira com o som das palavras.

Vejam alguns exemplos: “Beijei o / pé da Rosa / a cheirosa / tem chulé” (página 10).

Outro verso: “Bata bem o bolo que ele faz furinho fofo” (página 8).

“É se divertindo que as crianças entram para o universo das letras e da poesia, afirma” a poeta e jornalista Brenda Marques Pena, em material distribuído pela editora do livro.

“Trililili Paralelá” foi publicado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

É um livro de poesia para crianças de todas as idades, com poemas curtos, versos bem ritmados, aborda temas do cotidiano infantil, de modo lírico, casual e delicado.

Capa-do-livro-Trililili-Paralelá

A autora, Francirene Gripp de Oliveira, que sai no livro com o nome simplificado para France Gripp, diz que os poemas resultam de um trabalho de experimentações poéticas e têm a intenção de levar os leitores mirins a se divertirem com a poesia, enquanto os convida, também, a refletir sobre a vida social e familiar.

Ela também é autora de “Vinte Lições”, livro de poemas sobre a sala de aula publicado pela Editora Dimensão em 1998. É Mestre em Teoria Literária e reside em Belo Horizonte, onde é professora de Letras.

O livro tem ilustrações assinadas pelo artista plástico Ávila Cardoso, que mora e trabalha no Rio de Janeiro. A direção de arte e a diagramação são da Eclips Design.

 

Serviço
Contatos: trilililiparalela@hotmail.com

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.