Diversão

Iniciação musical? Comece pelo teatro

As cenas de luzes e sombras dão um colorido mágico e ensinam às crianças os sons de uma orquestra e os principais instrumentos musicais

As cenas de luzes e sombras dão um colorido mágico e ensinam às crianças os sons de uma orquestra e os principais instrumentos musicais

 

► Se você é um daqueles avós impacientes que quer antecipar a iniciação musical do netinho pequeno, não precisa começar por baixo. Aqui tem a dica que você esperava. A peça infantil Pedro e o Lobo já está em nova temporada no Teatro Folha, em São Paulo, onde faz grande sucesso há mais de 10.anos, ensinando as crianças a escutar música.

É uma montagem muito criativa que se comunica instantaneamente com a criançada, sem que pra isso tenha de baixar o nível. A peça é uma adaptação da fábula musical composta em 1936 pelo maestro russo Sergei Prokofiev, que 10 anos depois ganhou uma famosa versão em desenho animado dos Estúdios Walt Disney.

A grande virtude do compositor foi criar um tema musical e atribuir um instrumento diferente para cada personagem da peça, de forma que as crianças rapidamente associam os sons e aguçam sua percepção auditiva enquanto seguem a narrativa de uma historinha que prende toda a plateia do começo ao fim.

Por exemplo, o passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pela percussão (marimba); o avô, pelo fagote; e Pedro, pelas cordas. A base orquestral da peça é pré-gravada e, no início, é feita a apresentação de cada instrumento/personagem por ninguém menos que o maestro Jamil Maluf.

Acompanhando a base orquestral gravada, a companhia teatral se apresenta com bonecos fluorescentes sob luz negra. Os atores que manipulam os bonecos estão vestidos de preto e com isso ficam invisíveis no palco e, desta forma, aos olhos da plateia, os bonecos flutuam, criando uma magia que encanta (veja no vídeo acima).

Esta encenação, que já ganhou vários prêmios, é da Companhia Teatral Imago, com direção de Fernando Anhê e tem no elenco Daniela Sakumoto, Janette Santiago, Valter Felipe e Isa Gouvêa. Essa técnica de manipulação de bonecos vem da Europa, onde é chamada de teatro negro, e no começo, a sala toda escura pode assustar um pouco as crianças menores, mas logo elas ficam à vontade, estimuladas pela história instigante.

Além da peça de teatro e do filme de desenho animado, Pedro e o Lobo também pode ser ouvido em gravações sonoras. No Brasil, há uma versão em CD narrada pela cantora Rita Lee, que é uma boa dica pra distrair os netos nos trajetos de carro, um alívio perfeito quando há engarrafamento (veja abaixo o trecho da apresentação dos personagens e instrumentos musicais).

 

Serviço
Temporada 2016: de 4 de janeiro a 21 de dezembro, todos os sábados e domingos às 17h40, no Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo
Haverá sessões extras dias 18/04, 21/04, 01/05, 19/05 e 20/06
Ingressos: R$ 30,00 (inteira, setor único)
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre (recomendável a partir de 3 anos)

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.