Diversão

O homem do violino

► O músico americano Joshua Bell, de 48 anos, é considerado um dos maiores intérpretes ao violino da atualidade em todo o mundo. Há quase 20 anos, ainda jovem, mas fazendo sucesso suficiente para poder usar um instrumento do mais famoso fabricante de todos os tempos, o Stradivarius, ele teve uma experiência singular sobre a relação das crianças com a música, e essa história agora virou um livro infantil.

No enredo do livro “O homem do violino”, a autora Kathy Stinson imaginou como teria sido a sensação vivida por uma das crianças que testemunhou a tal experimentação do músico Joshua Bell. E qual foi essa façanha? O violinista famoso tocou incógnito seu instrumento caríssimo numa estação do metrô de Washington, nos Estados Unidos, durante mais de 40 minutos e só sete pessoas pararam para ouvir.

Até aí, nada de mais. Mas um observador atento notou que quase todas as crianças que passavam por ele queriam parar, mas acabavam sendo arrastadas por um adulto com pressa. Bem, o livro parte para a ficção e imagina o dia de um desses meninos que queria parar para ouvir a música e não conseguiu ficar.

A intenção da autora, diz ela, foi tratar do poder da música de promover emoção e encontros. O próprio Joshua Bell escreve, no posfácio do livro, que “a música pede imaginação e curiosidade – duas coisas que as crianças têm de sobra”.

Kathy Stinson é autora de mais de 25 livros para crianças, entre eles o sucesso “Red is best”. Ela mora do Canadá, em uma cidadezinha próxima a Guelph, em Ontario. Seu parceiro que faz as ilustrações, é Dušan Petričić, que desenha desde os 4 anos de idade e já ganhou diversos prêmios como ilustrador de livros infantis. Ele também mora no Canadá, mas em uma cidade grande, Toronto.

Neste vídeo aí acima, Joshua Bell toca durante uma visita que fez ao Brasil, seis anos atrás. A música que ele interpreta é Yankee Doodle, que nos Estados Unidos costuma ser tocada como um símbolo patriótico da independência do país e foi por muito tempo como tema de abertura dos programas internacionais da Rádio Voz da América.

Yankee_Doodle-770

Mas, na verdade, essa música é uma composição de origem europeia, de autoria desconhecida e de muitos séculos atrás, cujos primeiros registros vêm lá da Hungria. A letra que ficou conhecida é, sim, americana, e muito engraçada. Mas há outra, que é séria, e virou o hino oficial do estado americano de Connecticut.

 

Serviço:
Livro “O homem do violino” (“The man with the violin”)
Autora: Kathy Stinson, com ilustrações de Dušan Petričić
Editora Galerinha, do Grupo Editorial Record, 40 páginas
Tradução: Rosa Amanda Strausz
Preço: R$ 54,90

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.