Diversão

Pra curtir com os netos, viagem de trem

● Expresso Turístico de São Paulo a Paranapiacaba é uma festa

A segunda mais antiga maria fumaça em operação no Brasil e a torre da estação que parece o Big Ben

O passeio leva um dia inteiro, sempre aos domingos. São dois vagões enormes, de 88 passageiros cada. Crianças até seis anos não contam, mas a procura é muito maior e para conseguir ingressos é preciso comprar com semanas ou meses de antecedência. Ou então contar com a sorte de alguma desistência de última hora. Pra curtir

O Expresso Turístico de São Paulo e Santo André para Paranapiacaba é uma festa! E mais: é uma viagem no tempo! Portanto, agrada aos avós e aos netos, pois não há criança que não adore trem.

Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa, construída no século 19 e parece parada no tempo. Atualmente, está em franca campanha para ser incluída no rol da Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade. Fica numa extremidade do território do município de Santo André, no ABC Paulista, já na beirada da descida da serra.

Mas o melhor de lá é seu museu ferroviário, onde se encontra a segunda mais antiga locomotiva maria fumaça ainda em operação no Brasil. Em julho, a cidade fica cheia de gente, como Festival de Inverno.

E sabe mais o que tem lá? Um modesto estádio de futebol construído por ninguém menos do que Charles Miller, em pessoa (ele foi o brasileiro descendente de escoceses que trouxe o futebol para o país do futebol).

Saída da Estação da Luz Pra curtir

Mapa do trem

As opções de viagem são: embarcar às 8h30 na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. São 48 quilômetros puxados por uma locomotiva a diesel. A ida demora 1hora e meia. A volta sai de Paranapiacaba às 16h30.

A parte ruim fica só mesmo na dificuldade de conseguir ingressos, piorada ainda mais pela forma de comprar: só pessoalmente nas estações, pagando em dinheiro.

O site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ajuda apenas informando quando há disponibilidade de ingressos.

Pode-se também comprar por meio de agências de viagens que costumam levar grandes grupos com passeios guiados pela cidade de Paranapiacaba.

 

Mais informações:

Veja a reportagem do Bom Dia São Paulo (Rede Globo) dia 20 de julho de 2015:
Passeio de trem até Paranapiacaba tem história e diversão para adultos e crianças
(clique aqui)

(anterior)
http://g1.globo.com/sao-paulo/bom-dia-sp/videos/t/edicoes/v/passeio-de-trem-ate-paranapiacaba-tem-historia-e-diversao-para-adultos-e-criancas/4385385/
 Pra curtir. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.
[. .]
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Veja também

Um Comentário

  1. Boa ideia! Fiz um passeio desse tipo aqui em Salvador, onde moro, com meus filhos quando eram pequenos. Foi uma farra! Não tive coragem de repeti-la com os netos por causa dá má qualidade dos nossos trens, mas acho que mesmo assim vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *