Dra. Sirlene: qualidade de vida na maturidade

Vida
Psicóloga analisa a qualidade de vida na maturidade e como cada pessoa pode se programar para ter um envelhecimento ativo

Por Sirlene Ferreira

● Palavra de especialista

► Quantos planos de vida fazemos para mais tarde? Costumamos ouvir as pessoas dizerem que quando não estiverem mais trabalhando e com os filhos já crescidos, aí sim vão conseguir cuidar delas mesmas.

Eu pergunto: quando isso irá acontecer? Esses planos contemplam a maturidade, a velhice, a terceira idade, a melhor idade?

Não importa o nome que se dá ao momento que me refiro. Todos sabemos que estou falando da velhice. É comum e saudável sonhar para o futuro. Ter uma velhice digna é ter qualidade de vida.

Se partirmos do pressuposto do que se refere qualidade de vida é importante considerar diversos fatores. Bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, convivência com a família. Além de vínculos afetivos com os netos, ambiente de trabalho, lazer e religiosidade

Em via de regra, envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual. E ter expectativas positivas em relação ao futuro.

Vida em ascensão?

Estudos consideram que a qualidade de vida cai após a aposentadoria por conta da interrupção das atividades físicas, mentais e intelectuais.

Portanto, é essencial que exista um planejamento para os anos da velhice, quando ainda se está em plena atividade. A fim de minimizar o impacto causado pela inatividade.

É de extrema importância manter um equilíbrio entre as potencialidades e as limitações, que fazem parte do processo de envelhecimento.

Nessa fase ser acometidos por doenças crônicas específicas da idade, é o que todos nós já sabemos. Porém a qualidade de vida pode ser mantida com criatividade e lazer, sem dispensar os cuidados com a saúde.

♥ ♥ ♥ 

E mais…

Confira no avǒsidade outras  análises e pontuações médicas como a que você acaba de ler…

Dr. Fabio Ancona: avó ou sogra?

Dra. Ana Ferraz: as novas famílias em tempos virtuais

…e uma entrevista com uma vovó especial, em 8 vídeos muito interessantes e inspiradores…

Teresa Perez: empresária, mas com tempo para os netos

 

Sirlene Ferreira é psicóloga, com MBA em Gestão de pessoas pela FGV, possui 17 anos de experiência com psicologia clínica.

Posts relacionados

*

Topo