Dra. Ligia: os avós e a prestação dos alimentos
● ● Palavra de especialista: a responsabilidade na alimentação dos netos
► Os avós têm que pagar pensão para os netos? Alimentos.
A resposta para essa pergunta frequente é: “depende”.
Antes de explicarmos as razões, é importante esclarecermos que os “alimentos” são as necessidades de um ser humano para viver, dentre elas, as indispensáveis à sobrevivência e as destinadas à qualidade de vida, como alimentação, moradia, saúde, vestuário, educação, lazer, locomoção, etc.
Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a responsabilidade preponderante pela prestação dos alimentos aos filhos é dos pais. Contudo, essa obrigação alimentar passa a ser de responsabilidade dos avós (e até mesmo dos bisavós, dependendo do caso), em geral, nas seguintes hipóteses: morte, desaparecimento ou insuficiência de recursos financeiros dos pais.
No entanto, não é possível a exigência direta dos avós ou a transferência automática da responsabilidade sem antes buscar o cumprimento da obrigação pelos pais. Afinal, é de se lembrar que a responsabilidade dos avós, nesse caso, é complementar e subsidiária.
Portanto, a simples inadimplência dos pais não autoriza a solicitação de pagamento pelos avós. Há necessidade de serem esgotados todos os meios processuais frente aos pais para se exigir dos avós.
Pressupostos e obrigações – Alimentos
A prestação de alimentos avoenga, como é chamada quando devida pelos avós, pressupõe a comprovação da necessidade da pensão pelos netos, a impossibilidade de pagamento por insuficiência de recursos dos pais e a possibilidade financeira dos próprios avós.
Deste modo, a depender das circunstâncias e diante da obrigação avoenga, os efeitos jurídicos serão os mesmos aplicados aos pais, ou seja, em caso de inadimplência, os avós responsáveis pelo pagamento não realizado poderão sofrer a pena de prisão civil, protesto e demais desdobramentos da cobrança judicial.
Assim, temos que a responsabilidade dos avós pela prestação de alimentos dos netos é excepcional. Ela dependerá da análise das circunstâncias de cada caso e da comprovação cabal dos pressupostos aos quais nos referimos.
▲ ▼ ▲
E mais…
Veja também no portal avosidade
https://avosidade.com.br/entenda-como-funciona-guarda-compartilhada/
https://avosidade.com.br/direito-de-visita-dos-avos-aos-netos/
https://avosidade.com.br/justica-direito-de-visita-dos-avos/
https://avosidade.com.br/dra-elizabeth-monteiro-os-direitos-legais-dos-avos/
https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-discussao-na-familia/
♥ ♠ ♣ ♦
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook!
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!
Sou avó de 5 netos, um do coração, tenho 69 anos, moro em Franca SP…