Especialistas

Dra. Ligia: os avós e a prestação dos alimentos

Os avós serão responsáveis pela prestação de alimentos, segundo a autora, quando, por exemplo, os pais não tiverem recursos

Palavra de especialista: a responsabilidade na alimentação dos netos

Os avós têm que pagar pensão para os netos? Alimentos.

A resposta para essa pergunta frequente é: “depende”.

Antes de explicarmos as razões, é importante esclarecermos que os “alimentos” são as necessidades de um ser humano para viver, dentre elas, as indispensáveis à sobrevivência e as destinadas à qualidade de vida, como alimentação, moradia, saúde, vestuário, educação, lazer, locomoção, etc.

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a responsabilidade preponderante pela prestação dos alimentos aos filhos é dos pais. Contudo, essa obrigação alimentar passa a ser de responsabilidade dos avós (e até mesmo dos bisavós, dependendo do caso), em geral, nas seguintes hipóteses: morte, desaparecimento ou insuficiência de recursos financeiros dos pais.

No entanto, não é possível a exigência direta dos avós ou a transferência automática da responsabilidade sem antes buscar o cumprimento da obrigação pelos pais. Afinal, é de se lembrar que a responsabilidade dos avós, nesse caso, é complementar e subsidiária.

Portanto, a simples inadimplência dos pais não autoriza a solicitação de pagamento pelos avós. Há necessidade de serem esgotados todos os meios processuais frente aos pais para se exigir dos avós.

Pressupostos e obrigações Alimentos

A prestação de alimentos avoenga, como é chamada quando devida pelos avós, pressupõe a comprovação da necessidade da pensão pelos netos, a impossibilidade de pagamento por insuficiência de recursos dos pais e a possibilidade financeira dos próprios avós.

Deste modo, a depender das circunstâncias e diante da obrigação avoenga, os efeitos jurídicos serão os mesmos aplicados aos pais, ou seja, em caso de inadimplência, os avós responsáveis pelo pagamento não realizado poderão sofrer a pena de prisão civil, protesto e demais desdobramentos da cobrança judicial.

Assim, temos que a responsabilidade dos avós pela prestação de alimentos dos netos é excepcional. Ela dependerá da análise das circunstâncias de cada caso e da comprovação cabal dos pressupostos aos quais nos referimos.

E mais…

Veja também no portal avosidade

https://avosidade.com.br/entenda-como-funciona-guarda-compartilhada/

https://avosidade.com.br/direito-de-visita-dos-avos-aos-netos/

https://avosidade.com.br/justica-direito-de-visita-dos-avos/

https://avosidade.com.br/dra-elizabeth-monteiro-os-direitos-legais-dos-avos/

https://avosidade.com.br/dr-beny-schmidt-discussao-na-familia/

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook!

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Dra. Ligia Bertaggia

Advogada, especialista em direito civil, famílias e sucessões; é autora do livro “40 anos da Lei do Divórcio” e escreve regularmente no portal avŏsidade

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.