Verão chega pedindo mais cuidados
● Como preparar a pele e os cabelos para a estação quente
► Com a chegada do verão, a rotina de cuidados com o rosto e os cabelos muda. É hora de caprichar (ainda mais) na hidratação, apostar em produtos com antioxidantes e renovar o arsenal de filtros solares. Isso tudo porque a exposição ao sol sem proteção favorece o surgimento de manchas, agrava a aparência de rugas e linhas finas e, pior, pode ocasionar câncer de pele.
A dermatologista Daniela Landim, de São Paulo, dá dicas para tratar da beleza dos fios e da pele antes, durante e depois do sol. Afinal, quem não gosta de ficar com aquele bronze bonito no verão? Seguindo à risca esses conselhos, além de garantir um ar saudável, você vai poder se divertir com os netos na praia e na piscina sem preocupações.
1- Comece a hidratar a pele hoje verão
Com o passar dos anos, a pele do corpo todo fica fina, frágil, ressecada e, portanto, mais suscetível aos danos causados pelo excesso de sol. Manter a hidratação em dia é o primeiro passo para fortalecer essa camada protetora e evitar queimaduras e ressecamento. Segundo Daniela Landim, a aplicação do creme deve ser diária, seguida do filtro solar, mesmo em dias chuvosos. “Para potencializar a ação, procure por fórmulas reparadoras que contenham vitaminas C ou E, resveratrol ou retinol. No corpo, opte por hidratantes com toque seco ou com textura em spray.”
2 – Escolha fórmulas adequadas à sua pele
Um bom produto é aquele que você passa sem se sentir desconfortável. E essa regra vale especialmente para os filtros solares, que nem todo mundo tem costume de usar diariamente. Para as peles maduras, os de textura gel-creme com toque seco são os mais indicados, pois espalham com facilidade e têm rápida absorção. Vale também apostar nas fórmulas anti-idade, ricas em antioxidantes que protegem o colágeno, aumentando a firmeza, além de suavizar rugas. Lembrando que o FPS deve ser de 30, no mínimo, tanto para o corpo quanto para o rosto.
3- Aplique o filtro solar corretamente
Atenção a essa dica: você sabia que se o protetor não for usado na quantidade certa, sua eficácia cai para menos da metade? Ou seja: um filtro com FPS 30 equivale a um fator 10! Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda a aplicação de 2mg/cm2. Para facilitar na medida, utilize uma colher de chá (uma para rosto e pescoço; duas para colo e costas; uma para cada braço e duas para cada perna e pé). E não esqueça de reaplicar o produto depois de duas horas e após os mergulhos (mesmo se a fórmula for resistente à água).
4- Proteja também os cabelos verão
Não é só a pele que sofre com os efeitos nocivos do sol – os fios também ficam mais ressecados e quebradiços. Para protegê-los, use sprays e cremes com proteção UV, que ajudam a manter a hidratação, facilitam na hora de desembaraçar e ainda prolongam a coloração por mais tempo. Chapéus e bonés também são indispensáveis.
5- Invista nos nutracêuticos
Quem tem pele muito branca, que se queima com facilidade, pode potencializar a proteção com cápsulas orais à base de derivados de plantas como Picnogenol e Polipodium Leucotomos, que diminuem os danos causados pela radiação. “Os nutracêuticos com zinco e biotina também ajudam a repor vitaminas, atuam na produção de colágeno, melhoram a imunidade da pele e preservam a saúde do cabelo e das unhas”, afirma Daniela Landim. Para garantir os benefícios, as pílulas devem ser tomadas, pelo menos, 20 dias antes da exposição solar.
6 – Abuse das verduras, frutas e legumes
O segredo do sucesso é montar um prato bem colorido. Alimentos amarelo-alaranjados, como abóbora, mamão e cenoura, e também os verde-escuros, casos do brócolis, espinafre e couve, são ótimos aliados para manter o corpo nutrido e o bronzeado em dia. Ricos em carotenoides, esses ingredientes previnem o envelhecimento das células, aumentam a elasticidade da pele e reforçam o sistema imunológico.
E mais…
Veja também no portal avosidade: