Especialistas

Verão chega pedindo mais cuidados

● Como preparar a pele e os cabelos para a estação quente

Hidratação, fórmulas adequadas e aplicação correta do filtro solar são alguns segredos para aproveitar o verão

Com a chegada do verão, a rotina de cuidados com o rosto e os cabelos muda. É hora de caprichar (ainda mais) na hidratação, apostar em produtos com antioxidantes e renovar o arsenal de filtros solares. Isso tudo porque a exposição ao sol sem proteção favorece o surgimento de manchas, agrava a aparência de rugas e linhas finas e, pior, pode ocasionar câncer de pele.

A dermatologista Daniela Landim, de São Paulo, dá dicas para tratar da beleza dos fios e da pele antes, durante e depois do sol. Afinal, quem não gosta de ficar com aquele bronze bonito no verão? Seguindo à risca esses conselhos, além de garantir um ar saudável, você vai poder se divertir com os netos na praia e na piscina sem preocupações.

1- Comece a hidratar a pele hoje verão

Com o passar dos anos, a pele do corpo todo fica fina, frágil, ressecada e, portanto, mais suscetível aos danos causados pelo excesso de sol. Manter a hidratação em dia é o primeiro passo para fortalecer essa camada protetora e evitar queimaduras e ressecamento. Segundo Daniela Landim, a aplicação do creme deve ser diária, seguida do filtro solar, mesmo em dias chuvosos. “Para potencializar a ação, procure por fórmulas reparadoras que contenham vitaminas C ou E, resveratrol ou retinol. No corpo, opte por hidratantes com toque seco ou com textura em spray.”

2 – Escolha fórmulas adequadas à sua pele

Um bom produto é aquele que você passa sem se sentir desconfortável. E essa regra vale especialmente para os filtros solares, que nem todo mundo tem costume de usar diariamente. Para as peles maduras, os de textura gel-creme com toque seco são os mais indicados, pois espalham com facilidade e têm rápida absorção. Vale também apostar nas fórmulas anti-idade, ricas em antioxidantes que protegem o colágeno, aumentando a firmeza, além de suavizar rugas. Lembrando que o FPS deve ser de 30, no mínimo, tanto para o corpo quanto para o rosto.

3- Aplique o filtro solar corretamente

Atenção a essa dica: você sabia que se o protetor não for usado na quantidade certa, sua eficácia cai para menos da metade? Ou seja: um filtro com FPS 30 equivale a um fator 10! Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda a aplicação de 2mg/cm2. Para facilitar na medida, utilize uma colher de chá (uma para rosto e pescoço; duas para colo e costas; uma para cada braço e duas para cada perna e pé). E não esqueça de reaplicar o produto depois de duas horas e após os mergulhos (mesmo se a fórmula for resistente à água).

4- Proteja também os cabelos verão

Não é só a pele que sofre com os efeitos nocivos do sol – os fios também ficam mais ressecados e quebradiços. Para protegê-los, use sprays e cremes com proteção UV, que ajudam a manter a hidratação, facilitam na hora de desembaraçar e ainda prolongam a coloração por mais tempo. Chapéus e bonés também são indispensáveis.

5- Invista nos nutracêuticos

Quem tem pele muito branca, que se queima com facilidade, pode potencializar a proteção com cápsulas orais à base de derivados de plantas como Picnogenol e Polipodium Leucotomos, que diminuem os danos causados pela radiação. “Os nutracêuticos com zinco e biotina também ajudam a repor vitaminas, atuam na produção de colágeno, melhoram a imunidade da pele e preservam a saúde do cabelo e das unhas”, afirma Daniela Landim. Para garantir os benefícios, as pílulas devem ser tomadas, pelo menos, 20 dias antes da exposição solar.

6 – Abuse das verduras, frutas e legumes

O segredo do sucesso é montar um prato bem colorido. Alimentos amarelo-alaranjados, como abóbora, mamão e cenoura, e também os verde-escuros, casos do brócolis, espinafre e couve, são ótimos aliados para manter o corpo nutrido e o bronzeado em dia. Ricos em carotenoides, esses ingredientes previnem o envelhecimento das células, aumentam a elasticidade da pele e reforçam o sistema imunológico.

E mais…

Veja também no portal avosidade:

Viagem fascinante sem sair do centro da cidade

Dr. Beny Schmidt: a yoga na avosidade

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Verão. Então. Pois. Verão. Então. Pois. Então. Pois. Então. Verão.
[. .]
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Maria Clara Póvia

Jornalista especializada em beleza e saúde, foi editora das revistas Elle, Nova (atual Cosmopolitan) e Marie Claire; atualmente é freelancer, consultora e colabora para publicações da Editora Abril, como Estilo e Boa Forma

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.