Amor maior
● ● Vovó escreve e faz as ilustrações do livro de presente para a neta
► Finalmente conheci o amor especial que liga avós e netos. E reconheço que é um amor que nunca vivi antes. Sempre ouvia falar de como era intenso e único esse sentimento. E duvidava, não entendia. “Como pode existir amor maior do que sinto pelos meus filhos?” – me perguntava.
Mas hoje sei muito bem que não é um amor maior do que outros, mas uma enxurrada de emoções onde o afeto é a única linguagem. E tudo isso é tão novo e leve que sinto meu coração dar piruetas e flutuar quando estou com ela.
Helena, minha primeira neta, nasceu numa manhã fria de junho de 2016. Eu tinha acabado de perder minha mãe quatro dias antes e me curava de uma profunda depressão. Meu mundo era cinzento, sem graça, inodoro.
Eu sentia que minha capacidade de amar estava esgotada. A vida ficou dura, pesada, sem sentido. E eu que sempre fui uma sagitariana alegre, batalhadora, cheia de vida e projetos.
A chegada da Helena me ajudou a reagir, a renascer. Com a supervisão delicada de minha filha Teresa, que é psicóloga e mãe da netinha, passei a cuidar dela uma tarde por semana.
Superação da crise maior
E aí a relação com Helena me devolveu tudo o que eu era antes, com o acréscimo da maturidade que veio com a superação da minha crise pessoal.
Recuperei antigos prazeres, brincadeiras esquecidas, redescobri desejos e emoções, a menina que já fui um dia e que, às vezes, ainda sou hoje.
A chegada da Helena foi um forte sopro de vida em mim. Virei, com muito orgulho e prazer, a “Vovó Querida”, como ela me chama algumas vezes.
Para celebrar e registrar meu mundo com a pequerrucha – que está com dois anos e meio – resolvi escrever sobre esse amor tão leve e mágico. A ideia era presenteá-la no Natal com uma declaração de amor no formato de livro artesanal.
E como eu estava fazendo um curso de desenho, criei coragem para ilustrar a história. Com o apoio de minha professora, desenvolvi a figura da personagem e comecei a fazer os desenhos. Me diverti muito e adorei o resultado.
Por uma série de felizes coincidências, o livro artesanal acabou virando um livro de verdade, que só poderia se chamar “Vovó Querida”, claro. Ele foi lançado no final de 2018.
Ficou delicado e singelo. E acho que captei bem a carinha e o jeito dela. Tanto é que Helena se reconheceu na hora nas ilustrações.
Muitas vezes, em nossas tardes deliciosas de sexta-feira, lemos juntas o “Vovó Querida”. E meu coração se enche desse amor tão especial que sentem avós e netos.
Serviço maior
Livro: Vovó Querida
20 páginas, Editora Papagaio
Venda pelo site www.editorapapagaio.com.br
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
▲ ▼ ▲
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
E mais…
Veja também no portal avosidade:
https://avosidade.com.br/ser-avo/
https://avosidade.com.br/vo-neto-e-tecnologia/
https://avosidade.com.br/magia-das-historias/
https://avosidade.com.br/a-distancia-entre-mim-e-minha-neta/
https://avosidade.com.br/parece-que-foi-ontem/
https://avosidade.com.br/vovozando-lulu-nao-dorme/
https://avosidade.com.br/milton-leite-passando-rapido-demais/
https://avosidade.com.br/a-invasao-dos-netos/
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook!
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!