Gerações

Claudio Fontana: avô cantar pra neto é maravilhoso

Claudio Fontana com a mulher Malu, a filha Marcele e os netos Leonardo e Tainá, na última visita que fizeram aos avós no Brasil

● Entrevista com o cantor e compositor Claudio Fontana

Autor de mais de 40 músicas infantis, o compositor cantor Claudio Fontana tem repertório variado, que vai do iê-iê-iê da Jovem Guarda a sucessos do tipo romântico interpretados por Julio Iglesias e Nelson Ned. Mas agora ele é mesmo um músico derretido pelos netos e sugere aos avós: cantar para os netos. E não apenas isto: criar canções com os netos. E dá boas dicas para isto nesta entrevista.

 

Ele é maranhense e reside em São Paulo há cinco décadas, nasceu João Sá e adotou o nome artístico de Claudio Fontana, casou-se há 43 anos com Malu, que era “telemoça” do Programa Silvio Santos nas tardes de domingo, onde ele participava do quadro “Os galãs cantam e dançam”. Os dois são agora avós de Tainá, de 4 anos, e Leonardo, que faz um ano neste mês.

Quando despontou em todo o país como compositor e cantor nos tempos da Jovem Guarda, fez muitas canções para sua musa Malu, mas só nos últimos anos pôde dedicar a ela sua mais especial composição da maturidade, a valsa “Canção pra vovó”, que os dois cantam juntos aqui no portal avosidade, no canal vo canta.

Para quem não está ligando o nome à pessoa, Claudio foi o autor do megassucesso “O homem de Nazaré”, hit do início dos anos 1970 na interpretação do cantor Antonio Marcos, que voltou com mais força ainda no final dos anos 1990 em gravação da dupla Chitãozinho e Xororó, além de ter sido gravada outras dezenas de vezes no Brasil e no exterior, com tradução para vários idiomas.

Também o autor de “Mi amor es más joven que yo”, destaque de um dos primeiros discos de um campeão mundial de vendas, Julio Iglesias, que a gravou em 1972 misturando três idiomas numa mesma estrofe – o português, o castelhano e o galego – e ainda se notabilizou pelo videoclipe que foi feito usando imagens do filme Lolita.

Na música para crianças, Claudio Fontana compôs músicas sobre os super-heróis da TV, como Batman, Super-homem e as Tartarugas Ninjas. Criou o grupo musical Chocolate, que reuniu toda a família, quando os filhos eram pequenos (era um quarteto formado por ele, a mulher Malu, a filha Marcele e o filho Claudinho), que se projetou com a canção “É de chocolate”, cuja autoria é da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas (e também foi gravada por Xuxa e pelo grupo Trem da Alegria).

De autoria de Claudio é também o iê-iê-iê “Doce de coco”, gravada no anos 1960 pelo cantor Wanderley Cardoso, que também incluiu no repertório outras composições dele, como “Não posso controlar meu pensamento”. Ele próprio fez também sucesso como cantor, interpretando uma composição alheia, “Adeus Ingrata”, de autoria de Geraldo Nunes.

Seu êxito internacional foi impulsionado mais de uma vez por Julio Iglesias, que também gravou a versão para o castelhano de sua canção “Parabéns, querida”, que no Brasil ficou conhecida na interpretação de Roberto Livi, que é seu coautor.

A seguir, os vídeos com trechos das entrevista:

 

Elo de ligação

A música é o elo que liga as pessoas com as divindades e com os entes queridos

 

Bumba meu boi

Inspiração nas cantigas de ninar do pai no Maranhão – e aqui o cantor dá uma palhinha

 

Vovô de Skype

Os dois únicos netos moram nos Estados Unidos e contato frequente só pela internet

 

Comidinhas e guloseimas

Os pais querem uma alimentação cuidadosa, mas os avós comemoram as escapadelas

 

Seguir com fé

A mensagem para os avós de um avô que afirma estar no melhor momento da vida

.

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Jorge Luiz de Souza

Jornalista, editor do portal avosidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia

Um Comentário

  1. Que delícia de vovô você deve ser, Claudio Fontana!!! Carisma e simplicidade nunca lhe faltaram e você continua mostrando isso. Parabéns pela entrevista!! Cantei suas músicas, fui e continuo sendo fã de todas elas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.