Jogo da memória com sons e música

No lugar de proibir a internet para crianças, uma alternativa é usá-la pra ensinar brincando, que é o melhor jeito de aprender

Por Jorge Luiz de Souza

► Todo mundo que não aprendeu música quando criança cresce tendo sempre o pensamento de que gostaria feito uma coisa diferente na vida. Nunca é tarde pra começar, mas é melhor começar bem cedo.

Então, para os avós que não querem deixar essa frustração como herança, aqui vão duas dicas excelentes.

Lembram do filme “A Noviça Rebelde”? A personagem diz que se começa a ler com a, b, c, e se começa a cantar com dó-ré-mi. Mas não precisa ser assim. Pode-se começar com a percepção de sons, antes mesmo das notas musicais.

Nada parecido com aquele papagaio africano engraçado que imita todos os sons que ouve: buzina de carro, sirene de ambulância, campainha de telefone… Humanos aprendem a falar desde muito pequenos, mas não são bons de imitação.

O negócio é começar distinguindo os sons de barulhinhos do nosso dia-a-dia. Esse joguinho da internet, do site Divertudo, é um ótimo começo para as crianças menorzinhas. É só formar pares com sons iguais, igual ao casamento de bichinhos.

Quer tentar?

 

Este quadrinho é para acessar pelo computador…

memoria-dos-sons-782x411

 

E este é para acessar por celular ou tablete.

memoria-dos-sons-celular-782x411

 

 

Agora, com as crianças maiorzinhas, podemos passar para a primeira aulinha de música mesmo, brincando com associação dos sons das notas musicais. Nada sofisticado. É só fazer os pares com notas iguais.

 

Este quadrinho é para acessar pelo computador…

memoria-das-notas-782x411

 

E este é para acessar por celular ou tablete.

memoria-das-notas-celular-782x411

 

Vai ser muito divertido pra toda a família!

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, um dos fundadores e editor do portal avǒsidade, e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia e Andrew

Posts relacionados

*

Topo