Momentos juntos no rancho da vovó Zê

Por Jorge Luiz de Souza

Quem fomos nós, projeto de fotografia documental de família

[clique em uma das setas nas laterais da foto para fazer o carrossel momentos girar]

Guardar as recordações dos momentos mais marcantes vividos juntos. Este foi o conceito de fotografia documental de família desenvolvido com o olhar experiente da premiada fotógrafa Grazi Ventura.

Ela chama seu projeto de “Quem Fomos Nós” e explica: “a ideia é sair da mesmice e fazer diferente registrando lembranças: os momentos que as pessoas realmente querem recordar daqui a alguns anos e que demonstram o que cada família tem de especial, o que faz ela ser como ela é?”

Pioneira e especialista em fotografia documental, o foco de Grazi é registrar momentos para serem guardados como um legado e lembrados no futuro. “Pergunto para as famílias o que elas gostariam que seus filhos se lembrassem daqui a 20 ou 40 anos. Coisas pequenas do dia a dia, mas que são importantes”, diz ela.

E continua: “Após essa reflexão, monto um calendário de visitas para fotografar alguns momentos específicos que são simples, mas especiais para eles, como o almoço de domingo com os avós, a aula de judô do filho, o passeio na sorveteria que a família vai toda quarta-feira e assim por diante”.

Para as próximas gerações momentos

A ideia dessa nova fase surgiu de uma lembrança saudosa da própria fotógrafa: “Quando eu era criança, meu pai e eu íamos a uma feira. Eu sempre queria um balão e ficava pedindo: balão, balão, balão. Essa é uma história comum, mas que o meu pai sempre se recorda e conta com nostalgia. Então percebi que era isso que eu buscava: achar a foto do balão de cada família”.

Antes de a sessão de fotos acontecer, Grazi agenda uma conversa para conhecer melhor a família e entender o que eles gostariam de se lembrar. De preferência, uma conversa presencial, mas, quando não pode ser, ela faz via vídeo.

Ela diz que o seu trabalho é pautado pelos momentos que são especiais para aquela família. As fotos serão a herança que eles deixarão para as próximas gerações, a recordação de quem eles foram um dia.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

E mais…

Veja também no portal avŏsidade:

Muitos bichos na Fazendinha

O presente que mudou a vida do avô Jiji

Projeto fotográfico: Vovô Passou Por Aqui

Vŏ na foto, aliás, vŏ muito bem na foto

A Turma da Mônica como você nunca viu

Fotografando vovós em tempos de selfie

Avó com neta = amor, carinho e descontração

Avós e netos juntos é sempre uma festa

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então. Então.

Acompanhe o portal avŏsidade também no Facebook!

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e avô de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew e Thomas

Posts relacionados

*

Topo