Tem de valorizar e respeitar! O quê? O brincar!

É um evento anual que se empenha para difundir a importância do livre brincar, principalmente onde está ameaçado, no ambiente urbano

Por Jorge Luiz de Souza

► A próxima semana será a Semana Mundial do Brincar deste ano, uma extensão do Dia Mundial do Brincar, que desde 2009 é comemorado também no Brasil no dia 28 de maio. A Semana é promovida no Brasil pela Aliança pela Infância, que tem 32 núcleos no país dedicados a difundir entre pais e avós a valorização do brincar e o respeito ao tempo da infância para um desenvolvimento saudável dos novos membros das nossas famílias.

O tema deste ano é “O Brincar que Encanta o Lugar”. Em 2015, a Semana teve atividades em 178 municípios de 23 Estados brasileiros, e este ano pretende ser ainda maior. A programação de eventos nas cidades que participam é gigantesca. Mas aqui vai uma dica de brincadeira que é de âmbito nacional. Embarcando no tema do ano, surgiu uma ideia superinteressante de cada pessoa mostrar locais da sua casa encantados pelo brincar.

Foi uma invenção dos blogs “Pais em Paz” e “Segredos de Educação”, que se uniram em torno dessa ideia. A campanha se chama “Casa Encantada” e pede que as pessoas enviem imagens das suas crianças pintando o sete e se divertindo em seu ambiente mais acolhedor: a casa. Até o dia 28 de maio, você pode registrar e postar nas suas redes sociais ou na fanpage de um dos idealizadores, o blog “Segredos de Educação”, cenas do seu dia a dia que mostrem como as brincadeiras encantam os lugares da sua casa.

As regras são simples. Você só tem que marcar as imagens que enviar com as seguintes hashtags: #SMB2016; #aliancapelainfancia; #casaencantada; #brincaremcasa. As casas mais encantadas e engajadas que possuírem as quatro hashtags vão concorrer a vários prêmios que serão divulgados ao longo da semana, e, se o seu espaço encantado for vitorioso, será publicado em um “webnário” exclusivo para participantes no dia 31 de maio.

Tudo isso está bem explicado no vídeo abaixo, gravado pela pedagoga especializada em educação infantil Fernanda Caetano, que é uma das criadoras dessa campanha.

Muitos avós vão se encantar com outra das muitas ramificações da semana. É a campanha “Se sujar faz bem”, cujas virtudes são em parte afetadas pelo seu conteúdo comercial, que chega a ser até engraçado: a campanha é patrocinada pela marca de detergente para roupas Omo. Mas estimular as crianças a brincarem fora de casa é bom, isso é sim!

Fazem parte das atividades da Semana do Brincar de 2016 eventos dos mais variados, todos na semana de 22 a 28 de maio. Em todo o país a programação será intensa. Procure os eventos que vão acontecer em sua cidade no site ou na fanpage da Aliança pela Infância (ver a seção de Serviço abaixo).

vǒ brinca 40 - Semana do Brincar cartaz (770x616)

Serviço:
www.aliancapelainfancia.org.br/smb
www.facebook.com/aliancapelainfancia

 

Jorge Luiz de Souza é jornalista, editor do portal avǒsidade e tem cinco netinhos e netinhas de 2 meses a 3 anos

Posts relacionados

*

Topo