Comportamento

Dra. Sirlene: qual música ouvir?

A autora dá dicas preciosas para cada pessoa melhorar seus momentos, transformar o que machuca: essa mudança só depende de você

● Palavra de especialista: faça o teste e você vai se surpreender

► Em momentos de reflexão é comum nos atentarmos a problemas que já vivenciamos, alguns resolvidos, outros nem tanto. É comum refletir sobre saudades, lembranças que de alguma forma nos afeta emocionalmente. Em tempos de reflexão eu proponho uma indagação: qual música você gostaria de ouvir?

Faça o teste, busque a música que mais gosta, ou que você sente saudades de ouvir, você irá se surpreender, esse momento se tornará prazeroso, a saudade virá como consolo e não como dor, a música transforma as nossas lembranças em nostalgia e a nostalgia é um módulo de amor.

A ideia é transformar esses momentos de reflexão, em momentos de lembranças com prazer e não com dor, uma pequena atitude, colocar a música que você mais gosta para ouvir já é um ato de amor próprio;

Pratique isso com frequência, melhore seus momentos, transforme o que te machuca em momentos de contemplação, seja gentil consigo, essa mudança só depende de você.

Desejo de reviver a emoção

Diferentes tipos de música despertam em nosso cérebro diferentes emoções, as músicas ficam gravadas em nossas memorias atreladas a sentimentos vivenciados, ocasionando até mesmo reações em nosso corpo.

Ter contato com uma lembrança que está associada à felicidade inevitavelmente nos traz sensação de bem estar, motivação, desejo de reviver a mesma emoção.

Estudos científicos já constataram que a música é uma excelente aliada nos tratamentos de trauma, luto, depressão e até mesmo é indicada para crianças, jovens independente da idade, no tratamento do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Concentração).

Em todos esses casos os cientistas comprovaram melhoras significativas em pacientes que além das terapias dedicavam seu tempo a ouvir música, é importante salientar que independe do estilo musical.

Ou seja, a música que nos faz bem é a música que apreciamos, pode ser: jazz, rock, música clássica, músicas regionais.

O mais importante: a ciência prova que a música acalma e regula nossas emoções.

Minha dica: separe um momento do seu dia para ouvir as músicas que você gosta, é uma maneira de cuidar da sua saúde e ao mesmo tempo fazer o que te deixa feliz.

Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
▲ ▼ ▲
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.

E mais…

Veja também no portal avosidade:

https://avosidade.com.br/dra-sirlene-depressao-na-terceira-idade/

https://avosidade.com.br/dra-sirlene-qualidade-de-vida-na-maturidade/

https://avosidade.com.br/como-identificar-e-prevenir-a-depressao-6-0/

https://avosidade.com.br/dra-elizabeth-monteiro-cada-um-na-sua/

https://avosidade.com.br/novas-familias-em-tempos-virtuais/

Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook e no Instagram!

 

Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *