Dra. Sirlene: qual música ouvir?
● Palavra de especialista: faça o teste e você vai se surpreender
► Em momentos de reflexão é comum nos atentarmos a problemas que já vivenciamos, alguns resolvidos, outros nem tanto. É comum refletir sobre saudades, lembranças que de alguma forma nos afeta emocionalmente. Em tempos de reflexão eu proponho uma indagação: qual música você gostaria de ouvir?
Faça o teste, busque a música que mais gosta, ou que você sente saudades de ouvir, você irá se surpreender, esse momento se tornará prazeroso, a saudade virá como consolo e não como dor, a música transforma as nossas lembranças em nostalgia e a nostalgia é um módulo de amor.
A ideia é transformar esses momentos de reflexão, em momentos de lembranças com prazer e não com dor, uma pequena atitude, colocar a música que você mais gosta para ouvir já é um ato de amor próprio;
Pratique isso com frequência, melhore seus momentos, transforme o que te machuca em momentos de contemplação, seja gentil consigo, essa mudança só depende de você.
Desejo de reviver a emoção
Diferentes tipos de música despertam em nosso cérebro diferentes emoções, as músicas ficam gravadas em nossas memorias atreladas a sentimentos vivenciados, ocasionando até mesmo reações em nosso corpo.
Ter contato com uma lembrança que está associada à felicidade inevitavelmente nos traz sensação de bem estar, motivação, desejo de reviver a mesma emoção.
Estudos científicos já constataram que a música é uma excelente aliada nos tratamentos de trauma, luto, depressão e até mesmo é indicada para crianças, jovens independente da idade, no tratamento do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Concentração).
Em todos esses casos os cientistas comprovaram melhoras significativas em pacientes que além das terapias dedicavam seu tempo a ouvir música, é importante salientar que independe do estilo musical.
Ou seja, a música que nos faz bem é a música que apreciamos, pode ser: jazz, rock, música clássica, músicas regionais.
O mais importante: a ciência prova que a música acalma e regula nossas emoções.
Minha dica: separe um momento do seu dia para ouvir as músicas que você gosta, é uma maneira de cuidar da sua saúde e ao mesmo tempo fazer o que te deixa feliz.
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
▲ ▼ ▲
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
E mais…
Veja também no portal avosidade:
https://avosidade.com.br/dra-sirlene-depressao-na-terceira-idade/
https://avosidade.com.br/dra-sirlene-qualidade-de-vida-na-maturidade/
https://avosidade.com.br/como-identificar-e-prevenir-a-depressao-6-0/
https://avosidade.com.br/dra-elizabeth-monteiro-cada-um-na-sua/
https://avosidade.com.br/novas-familias-em-tempos-virtuais/
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então. É. Pois. É. Então.
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook e no Instagram!
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!