Agatha encerra 2015 em grande estilo: congada
Manifestação cultural que a novíssima geração não deixa acabar
A congada existe em várias partes do Brasil, inclusive em Atibaia, no interior de São Paulo, cidade onde os afrodescendentes são pequena minoria, mas briosamente sustentam suas tradições culturais e sempre saem na última semana do ano. A congada representa o encontro de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Em outras regiões, o desfile também pode acontecer em janeiro ou outubro. A música é genuinamente afro-brasileira, com cantos acompanhados apenas por percussão, mas as danças acrescentam elementos ibéricos e simbolizam as lutas entre cristãos e muçulmanos. Os adornos, com muitas fitas coloridas, às vezes levam as pessoas a confundirem com a Folia de Reis. Mas esta é outra história e fica para a primeira edição de janeiro.
Agatha Jamile, de 8 anos, carrega o estandarte na saída pelas ruas entre o Natal e o Réveillon.
▲ ▼ ▲
Sobre o avosidade
O portal é uma criação da publicitária Elisabete Junqueira, realizada em parceria com o jornalista Jorge Luiz de Souza, e conta com a participação de uma rede de colaboradores, em sua maioria jornalistas. Foi lançado em 2015.
Os criadores do site o idealizaram diante da inexistência de um ambiente virtual onde as pessoas pudessem compartilhar as experiências e os desafios de serem avós, e se sentir à vontade para trocar ideias sobre o relacionamento com os netos.
O portal avosidade apresenta entrevistas exclusivas e inéditas, em vídeos com avós e netos que revelam sua alegria no relacionamento intergeracional e compartilharam suas ricas experiências. São entrevistas que encantam o público e transmitem ensinamentos.
O site também publica todas as semanas diversos posts com textos exclusivos e inéditos, de autoria de avós e netos, e também de diversos especialistas das áreas de relacionamento familiar, saúde, direito etc.
Diversão, entretenimento e música também compõem o cardápio do portal avosidade.
Então. Pois. Então. Pois. Então.
♥ ♠ ♣ ♦
Então. Pois. Então. Pois. Então.
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook!
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!