► Senhores pais, professores e avós, o retorno dos nossos adolescentes às aulas presenciais tem sido dramático. Manifesto
Uma garota de treze anos, fazendo uso da própria lancheira, enforcou-se no banheiro da escola.
E o horror permanece no impacto, na tristeza e dor.
E eu os convoco para o silêncio pálido que ecoa no vale do horror de todas as almas viventes, eu e você, a engrenagem social que não parou, os vizinhos, aquela pessoa tomando um café na padaria.
O verso e o reverso, os que podem e os que não podem.
Até você que não sabia, mas que é testemunho num tempo de confusos e amedrontados: é chegada a hora!
É chegada a hora do Manifesto do amor efetivo pós-covid: senhores pais, os adolescentes necessitam da sua presença, da sua atenção, do seu apoio.
O que poderia existir de mais efetivo?
O quê?
“Apenas a matéria vida era tão fina” (Caetano Veloso).
Então, senhores, eu e você, aos sobreviventes do coronavírus, é sabido que a matéria fina e delicada da adolescência necessita de esperança, confiança no futuro e apoio.
Apenas.
Simples milagre de existirmos
Eis que é chegada a hora do Manifesto:
─ Senhores da mídia formal, com aparência de importantes, maldosos e afeitos ao pior, o mundo sombrio que divulgam não comporta futuro.
─ .Senhores comuns, das mídias sociais, especialistas em todas as coisas, palpiteiros vorazes da ignorância, no mundo sombrio que divulgam inexiste a confiança.
─ Senhores comuns, delirantes ideológicos, componentes do exército cotidiano da discórdia, se carregam essa ou aquela ideia, não faz diferença, elas esvaziam diante da matéria vida.
─ Senhores professores, cuja importância é única, onde está o carinho e a devoção aos nossos meninos e meninas?
Onde?
Onde estás?
Senhores de boa vontade, todos, eu e você, é chegada a hora de ultrapassar e, no Manifesto, transcender, seguindo além e, então no mundo, melhorar.
E, aos sobreviventes do coronavírus para o mundo melhor, nossos adolescentes estão vulneráveis e carecem de amor.
Eles carecem de amor.
E necessitam sentir, através da bondade, o simples milagre da existência.
Simples.
E eu os convoco para ouvirmos o silêncio pálido que ecoa: é chegada a hora do Manifesto do amor efetivo, pelo simples milagre de existirmos.
Imagem: Ryan Redcay / Unsplash
E mais…
Veja também no portal avŏsidade: