Saúde

Lançada campanha ‘Vacina Brasil’

● Evento marca a retomada do esforço de prevenção da covid-19

Médicos alertam para a importância de não politizar a vacinação, pois estamos falando de doença, não de política

Com a afirmação de que vacina é vacina e política é política, e por isso é preciso separar as duas coisas e despolitizar o assunto, o médico Sérgio Cinerman aponta o caminho para reverter a queda drástica na cobertura vacinal em todo o Brasil com relação a várias doenças imunopreveníveis e principalmente na dose de reforço contra covid-19. Campanha.

O Dr. Sérgio Cinerman foi um dos palestrantes do evento de lançamento da campanha “Vacina Brasil”, realizado no dia 24 de agosto de 2023. Ele é médico infectologista do Instituto Emilio Ribas e do Hospital Albert Einstein.

Também foram palestrantes de destaque o Dr. Marco Aurélio Safadi, médico infectologista e pediatra; a Dra. Maisa Kairalla, geriatra; a Dra. Glaucia Vespa, diretora médica de vacinas para a América Latina da Adium; o Dr. Rolando Pajon, diretor médico e científico da Moderna; e a Dra. Rachel Dawson, diretora médica mundial da Moderna para covid-19.

A gravidade da situação vacinal no país, que motivou o lançamento da campanha “Vacina Brasil”, foi revelada no evento com as mais recentes estatísticas oficiais, onde Estados que tiveram mais de 80% de aderência na primeira dose contra covid-19 hoje não chegam a 30%.

Excetuando-se São Paulo e Piauí, com adesão de 31% e 32%, todas as demais Unidades da Federação estão abaixo de 30% na cobertura da vacinação de reforço.

Comparar os riscos

Na medida em que o vírus da covid-19 continua e evoluir e novas variantes surgem, é essencial garantir a imunização com reforços para que todos permaneçam saudáveis e ajudar a deter a propagação da doença.

As vacinas demonstraram alta eficácia na prevenção de casos graves, de hospitalização e de mortes, mas os anticorpos podem diminuir ao longo do tempo, especialmente em pessoas mais vulneráveis ou com o sistema imunológico comprometido.

Perguntado pelo portal avŏsidade sobre as causas de o Brasil ter perdido o grande patrimônio vacinal alcançado com o Plano Nacional de Imunização, especialmente na cobertura vacinal das crianças, o Dr. Marco Aurélio Safadi forneceu argumentos robustos para a campanha “Vacina Brasil”.

Ele disse que o mais importante agora é alertar os pais para a percepção do risco para seus filhos no caso da covid-19 e de outras doenças imunopreveníveis. Apontou que a veiculação de notícias sobre possíveis sequelas das vacinas confundiu a população. E assinalou que o mais importante é comparar os riscos: qualquer problema causado pela vacina é muito menor do que o risco de contrair as doenças.

Nova vacina atualizada

Poucos dias antes do evento, foi submetido um novo pedido de aprovação de vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É um novo imunizante para covid-19 da empresa Adium-Moderna, contendo na fórmula a cepa Ômicron XBB.1.5, atualmente em maior circulação no país.

É a primeira vacina atualizada para a cepa XBB.1.5, seguindo as recomendações dos órgãos internacionais de saúde para a próxima campanha vacinal. E é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.

O Ministério da Saúde e várias sociedades médicas têm alertado a população sobre o risco de ocorrerem várias doenças imunopreveníveis, além da covid-19, e da necessidade de recuperação das coberturas vacinais.

É um desafio urgente conseguir que a população compreenda a garantia de qualidade cientificamente comprovada das diversas vacinas, que passam por rigorosas análises sobre eficácia e segurança. É preciso convencer as pessoas de que cada indivíduo tem papel central na promoção da saúde coletiva.

Covid longa

O Dr. Sérgio Cinerman também apresentou um painel sobre covid longa, como são chamados os mais de 200 sintomas que permanecem por um período de vários meses em grande parte das pessoas que contraíram a doença.

Ele relatou que diversos estudos de mundo real sugerem que a vacinação pode proteger as pessoas de desenvolverem a covid longa e que há várias pesquisas em andamento.

Foi visto que pessoas vacinadas, especialmente aquelas com duas dores e imunizantes mRNA, apresentaram risco significativamente menor, em relação aos não vacinados, de desenvolver o quadro de covid longa.

A campanha “Vacina Brasil” é patrocinada pelas farmacêuticas Moderna e Adium. Após acordo firmado no final de 2022, a Moderna chega este ano ao Brasil com a Adium como sua distribuidora exclusiva da vacina de mRNA.

A Adium é um grupo farmacêutico com sede em Montevidéu (Uruguai), líder na América Latina e com presença em 18 países. No Brasil, assumiu a identidade Adium em 2023 e anteriormente era conhecido como Zodiac Produtos Farmacêuticos.

A Moderna é uma empresa com portfólio clínico de vacinas terapêuticas em sete modalidades e propriedade intelectual em áreas que incluem mRNA e formulação de nanopartículas lipídicas, com uma fábrica integrada que permite uma rápida produção clínica e comercial em escala.

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Elisabete Junqueira

Publicitária e jornalista, fundadora e editora do portal avosidade, avó de Mateus, Sofia, Rafael, Natalia, Andrew, Thomas e Cecilia Marie

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