Saúde

Dr. Fabio: parados no tempo

● Palavra de especialista: vacinar ou não as crianças? Sim, à vacina!

Há dois anos estamos repetidamente ouvindo e falando sempre as mesmas coisas: pandemia, vírus, vacinas, variantes

Em 1993 foi feito um filme que recebeu o nome em português de “O feitiço do tempo”. Resumo: todos os dias eram iguais, eram o mesmo dia. Todos os acontecimentos se repetiam da mesma maneira, como se o personagem (interpretado pelo grande ator Bill Murray) tivesse sido preso pelo tempo, por mais que ele quisesse mudar as coisas. Veio-me à memória este filme ao me dar conta que, há dois anos, estamos como que parados no tempo, ouvindo e falando sempre sobre as mesmas coisas. Pandemia, vírus, vacinas, variantes…

Claro que a situação continua preocupante, agora temos duas doenças ocorrendo simultaneamente, a Covid e a Influenza, e complicando ainda mais o entendimento deste momento.

Como pediatra, nunca fui tão procurado ao telefone com a mesma pergunta partindo de todas as famílias: vacino ou não o meu filho?

A resposta que dou, e que me parece ter sido a mais clara, é: vacinou com a tríplice, com a da hepatite, sarampo, caxumba, rubéola? Então, por que resistir e se assustar com uma vacina que segue os mesmos métodos de produção das outras?

Sabemos que há tempo os grupos antivacina no mundo se opõem, sem base científica nenhuma, a algumas vacinas, como a do sarampo. Divulgam dados falsos do tipo “esta vacina faz com que as crianças fiquem autistas, tenham deficiências cognitivas”, e assim vai.

Nada disso foi provado e, mesmo considerando a possibilidade de acidentes vacinais, esse risco é infinitamente menor do que a doença em si, pode provocar.

Mais doses, maior é a defesa

A agressividade aparentemente menor da variante atual do Covid, a ômicron, certamente se deve em grande parte ao fato de que, apesar da atuação desastrosa das autoridades, a começar do presidente e dos ministros da saúde subservientes que aceitam as orientações sem sentido da Presidência, já temos dois terços da população vacinada.

Está demonstrado que, quanto mais doses, maior é a defesa (com três doses o risco de doença grave é quase zero). Portanto, há que se continuar o programa de vacinação.

O ministro Queiroga, da Saúde, cometeu grave erro ao deixar a vacinação das crianças a critério dos pais, quando o mundo já sabe da sua eficácia, da ausência de riscos e da proteção que confere.

Portanto, à vacina! Não transformar questões de saúde e ciência em questões de fé! Morrem crianças por Covid todos os dias no mundo e aqui. Vamos correndo proteger as nossas e pressionar para que isso seja feito da melhor e mais rápida maneira!

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Parados.

E mais…

Veja também outros textos do Dr. Fabio Ancona no portal avosidade:

Dr. Fabio: calendário vacinal, sim ou não?

Dr. Fabio: ciência não tem partido

Dr. Fabio: avós e netos em tempo de pandemia

Dr. Fábio Ancona: apoiar sem interferir

Dr. Fabio Ancona: como se preparar para ser avô

Dr. Fabio Ancona: o papel dos avós no parto dos netos

Dr. Fabio Ancona: cuidar dos netos faz bem à saúde

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Parados.
É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi.
[. .]
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Dr. Fabio Ancona Lopez

Médico com experiência de mais de 50 anos de exercício da Pediatria e especialização em Nutrologia; é professor titular aposentado da Disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo; é autor do livro “Avós e Netos – uma forma especial de amar – manual de convivência”, além de ser também um avô muito experiente

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.