Comportamento

Dra. Olga: faz bem fazer o bem

● O altruísmo é um importante ingrediente para a felicidade

Ser altruísta é ter satisfação em ver outras pessoas felizes, é doar-se para o outro sem pedir nada em troca para si

Altruísmo é um conceito que surgiu em 1831, com o filósofo francês Augusto Comte. Segundo ele, para ser altruísta não há a necessidade de ter alguma relação com o divino ou com alguma religião. O altruísmo pode ser bem demonstrado por qualquer pessoa.

Trata-se de um importante valor moral, que surge espontaneamente ou que pode ser adquirido e desenvolvido.

Basicamente, altruísmo significa o oposto de egoísmo. Simboliza a atitude de amor e respeito ao próximo, uma ausência do interesse próprio para agir em prol de outra pessoa.

É ajudar o próximo, ou seja, ser solidário com as emoções e sentimentos alheios, dando o máximo de apoio para que a outra pessoa consiga superar os seus obstáculos e ser feliz.

Ser altruísta é ter satisfação em ver outras pessoas felizes, é doar-se para o outro sem pedir nada em troca. O altruísmo também pode ser compreendido como filantropia, voluntariado, fazer o bem.

O altruísmo está ligado diretamente à empatia, que é um sentimento presente naquelas pessoas que conseguem se colocar no lugar do outro, compreendendo a realidade que o cerca, respeitando os sentimentos dele, tendo como foco entender a necessidade dele e ajudá-lo.

Uma pessoa egocêntrica é incapaz de demonstrar empatia porque está preocupada apenas com os seus próprios interesses, pensando em si mesma sempre em primeiro lugar: ou seja, também é egoísta.

Ser altruísta não é efetuar apenas uma doação para alguma instituição necessitada, é muito mais do que essa atitude isolada.

É um traço de personalidade presente em pessoas que, muito além de viverem as suas próprias vidas, preocupam-se com as outras pessoas de sua comunidade e sentem prazer em ajudá-las.

Hormônio da felicidade

Vivemos em sociedade, somos seres sociais e interdependentes uns dos outros: o altruísmo deveria ser cultivado desde a mais tenra idade dentro de casa, já que a atitude altruísta beneficia tanto quem a pratica como quem a recebe.

E, no final, é a sociedade inteira que sai ganhando com essas atitudes humanas.

Ouvir um desabafo, consolar um amigo, fazer um favor, dar uma carona e compartilhar um conhecimento são alguns exemplos de atitudes altruístas que, em sua essência, não buscam nada, além de ajudar ao próximo.

Toda vez que ajudamos alguém, nosso cérebro libera o hormônio da felicidade, que contribui para a elevação da confiança, do prazer e colabora na melhoria das relações sociais.

O nível de felicidade gerado aumenta a chance de continuarmos sendo altruístas com o próximo no futuro, já que é uma sensação maravilhosa e um importante ingrediente para a felicidade!

Além da felicidade e do bem-estar pessoal, as ações altruístas tornam-se exemplo para os outros à nossa volta, o que acaba incentivando os demais a agirem da mesma forma, trazendo consequências positivas para a sociedade como um todo.

Exemplo disso são as ONGs, ações sociais de amparo a doentes, minorias, vítimas de preconceito, moradores de rua etc.

Em uma sociedade que privilegia o individualismo, o altruísmo vem para mostrar que não somos únicos no planeta, que somos todos interligados e interdependentes, que é preciso ter a consciência de que nossos atos impactam a vida de outras pessoas e o mundo a nossa volta.

Benefícios para todos

Os altruístas estabelecem relacionamentos com qualidade justamente porque buscam a harmonia entre seus desejos e anseios e os daqueles que os rodeiam.

Em suma, o altruísmo como modo de vida colabora para o bem-estar, para o equilíbrio emocional e por relações sociais saudáveis.

O altruísmo colabora para o desapego, as pessoas altruístas tornam-se menos consumistas, enxergam a vida com mais leveza e tranquilidade.

Não se preocupam tanto com o “ter” (bens, dinheiro, poder), mas com o “ser” uma pessoa feliz e realizada, ajudam a si mesmas e ao próximo, buscando a felicidade de todos ao seu redor, o que se torna positivo para todos.

Como consequência, a expectativa de vida tende a se elevar, uma vez que o bem-estar colabora para a elevação da imunidade e da saúde mental.

Em suma, o altruísmo é benéfico para todos. Disseminar o espírito de colaboração incentiva as pessoas a cuidarem umas das outras, a se preocuparem com o meio ambiente e com a sociedade como um todo.

Afinal, não é isso que queremos para nossos filhos e netos? Um futuro digno?

Da forma como a sociedade caminha, as desigualdades sociais se acentuarão cada vez mais e o meio ambiente não terá reservas necessárias para prover as necessidades de todo o planeta.

Nesse sentido, estimular o altruísmo nas novas gerações é o caminho para criar um futuro melhor para os nossos descendentes.

Crédito da imagem: Remi Walle / Unsplash

E mais…

Veja também no outros textos da Dra. Olga no portal avŏsidade:

Dra. Olga: fofoca é do mal

É possível viver sem medo?

Dra. Olga: namoro na 3ª idade

Dra. Olga Tessari: depois da pandemia

Dra. Olga Tessari: depressão, o que é?

Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.
Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois.
É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É.
É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É. Oi. É.
[. .]
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Dra. Olga Tessari

Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz; ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área; consultora empresarial, leva saúde emocional para as empresas; escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros; realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.