Comportamento

Dra. Olga: faça uma pausa

● Seja feliz, ninguém gosta de conviver com pessoas rabugentas

Quem já fez muito pela sua família e pela sociedade deve aproveitar a hora de cuidar de si e do seu bem-estar

Ao longo de toda a sua vida, todo idoso já trabalhou muito, já cuidou de muita gente, ajudou demais a sua família e até resolveu problemas que nem eram seus. pausa

Mas o idoso continua com a sua rotina estafante, onde os problemas parecem nunca ter fim, preocupado demais com a saúde e com sua família.

Além disso, ele continua gastando tempo demais do seu dia a dia tentando resolver problemas que não são seus.

Se você se identifica com o que eu disse até agora, eu pergunto: será que você é aquela pessoa idosa que reclama de tudo, vive de mau humor e infeliz, o que colabora para que as pessoas se afastem de você?

Afinal, ninguém gosta de conviver com pessoas rabugentas.

Que tal entender, de uma vez por todas, que você está na idade certa para dar um basta em tudo a sua volta e começar a cuidar bem de você, dando toda a atenção para a pessoa mais importante da sua vida que é você mesmo(a)?

Uma coisa é certa: se você for esperar que os problemas se acabem e que tudo se resolva, sinto muito, você vai esperar a vida inteira e nunca vai ter tempo de cuidar de você.

Então, eu quero propor uma pausa no seu dia a dia atribulado, estafante e enfadonho para que você tenha momentos de diversão e de muito carinho para você.

Sim, isso mesmo! E sabe por quê? A Neurociência tem comprovado a importância dos momentos de lazer no dia a dia para a manutenção da saúde, da autoestima, da longevidade e do bom humor.

E eu posso afirmar, baseada no meu trabalho com idosos, que aqueles que se divertem no seu dia a dia são muito mais felizes e muito mais saudáveis.

Novas conexões neurais

Na medida em que você sai da sua rotina, seu cérebro estabelece novas conexões neurais, permitindo que ele continue funcionando bem por muito mais tempo.

Sim, muitas conexões neurais vão definhando ao longo da vida, mas sempre podemos criar novas conexões e isso é o que importa para que seu cérebro permaneça ativo.

Sair da rotina estafante é o caminho e a diversão e o lazer são a solução.

Infelizmente, muitos idosos planejam o seu lazer por anos, como uma longa viagem, por exemplo, passam anos juntando dinheiro, mas veem sua poupança indo por água abaixo por conta de resolver problemas financeiros de outras pessoas ao seu redor.

E, em vez de pensarem que é possível se divertir com pouco dinheiro, vão se isolando cada vez mais, conformando-se em não poder fazer a viagem planejada e sofrendo com essa frustração.

O tempo está passando e não volta, essa é uma grande verdade. Saiba que, das suas possibilidades e das suas limitações, é possível se divertir muito.

Existem muitas opções de lazer para idosos que podem trazer alegria, bem-estar e novas experiências, fazendo com que eles resgatem a alegria de viver.

Um bom começo é conhecer os grupos de idosos em sua cidade, pessoas da sua época e faixa etária, com experiências similares, com muitas memórias, que gostam das mesmas coisas.

Tenho certeza de que, em sua cidade, há um grupo muito animado e que passeia, viaja, joga, dança e faz uma série de atividades prazerosas.

Permita-se conhecer esses grupos, participe das atividades deles, sei que você não vai se arrepender e ainda vai descobrir alguns talentos escondidos dentro de você que podem se tornar ótimos hobbies.

Fazer novas amizades

Esses grupos costumam realizar passeios a um custo menor, visitas a museus, parques, teatros e outros pontos turísticos da cidade, assim como excursões a outros locais.

Além disso, você pode também se juntar a clubes de lazer, que oferecem atividades recreativas, esportivas e sociais para idosos.

Você pode jogar cartas, dançar, fazer ginástica, aprender um novo idioma ou hobby, e muito mais. E que tal se inscrever em uma faculdade e fazer os cursos livres para idosos? Nunca é tarde para aprender.

É possível fazer uma pequena viagem para conhecer um lugar diferente, próximo à sua cidade ou até mesmo revisitar um destino que marcou a sua vida ou até uma fazer uma segunda lua de mel.

Você pode aproveitar as paisagens, a gastronomia, a cultura e a história de cada lugar, além de fazer novas amizades.

Mesmo estando na sua cidade, eu pergunto: há quanto tempo você não sai para tomar um sorvete, um café ou até participar de um jantar com amigos?

Será que você conhece todas as opções de lazer da sua cidade?

O importante é que você se permita viver novas experiências, deixando de lado os problemas familiares, os problemas de saúde e as tentativas de solucionar problemas que você não criou.

Lembre-se de que você tem o direito de se divertir e aproveitar a vida, sem se sentir culpado ou responsável pelos outros. Você já fez muito pela sua família e pela sociedade, agora é hora de cuidar de você e do seu bem-estar.

Aceite o convite para a diversão e descubra como a vida pode ser mais leve e feliz!

Imagem: Divulgação

E mais…

Veja também outros textos da Dra. Olga no portal avŏsidade:

Dra. Olga: autoestima do idoso

Dra. Olga: prisioneiros do medo

Dra. Olga: discriminação do idoso

O diálogo com os filhos e netos

Pais devem sustentar filho adulto?

Qualidade de vida sim!

A invisibilidade do idoso

Dra. Olga: mau humor é normal?

Dra. Olga: torcida em família

Dra. Olga: morar só na maturidade

Dra. Olga: casamento entre idosos

Pausa. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Então. Pois. Pausa. Pois. Então. Pausa.
[. .]
Acompanhe o portal avosidade também no Facebook, Instagram e podcast+!

Dra. Olga Tessari

Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz; ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área; consultora empresarial, leva saúde emocional para as empresas; escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros; realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *